MDB também aposta na força feminina na composição da chapa içarense

24

A advogada Daiane da Luz Cabreira se junta ao candidato a prefeito Max de Melo para o pleito de outubro.

Alexandra Cavaler, repórter freelancer

Daiane da Luz de Moraes Cabreira, casada há 13 anos com Sandro Cabreira e mãe de dois filhos, Lucca e Matteo, é advogada e corretora de imóveis, com graduação em Direito. A jovem, natural de Içara, afirma que desde pequena tem lembranças de momentos ligados à política.

Toninho Cardoso, seu tio, foi vereador, assim como o tio Lili Cabreira. Além disso, o falecido sogro, Adelor Cabreira, também sempre foi atuante na cidade, tendo sido vereador, coordenador de várias campanhas e tabelião do Cartório Cabreira. Gentil da Luz, tio, foi vereador e também prefeito de Içara. Jorge da Luz, tio, atualmente é vereador de Balneário Rincão. Na mesma cidade, ela tem o primo Jairo Custódio, prefeito há oito anos. Ou seja, a família sempre esteve envolvida, e por isso ela revela a vontade de participar e colaborar efetivamente para o crescimento de Içara, pois é algo que está enraizado. “Vem de longa data e, mais, está no sangue.”

Em 2013, Daiane assumiu a coordenação do Sine – Sistema Nacional de Emprego. Em 2019, foi assessora jurídica da Fundação Municipal do Meio Ambiente – Fundai. E, em 2020, foi procuradora-geral do município.

Gazeta – O que a levou a colocar seu nome à disposição para disputar o pleito como vice ao Executivo municipal em 2024? 

Daiane – Colocar meu nome à disposição para compor a chapa majoritária na disputa pela Prefeitura de Içara foi motivado por um forte desejo de contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade. Acredito que posso colaborar efetivamente para implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população, promovendo bem-estar, justiça social e crescimento sustentável. Além disso, quero trazer uma abordagem inovadora e participativa na gestão da cidade.

Gazeta – Como pretende trabalhar as necessidades da cidade junto ao prefeito, caso sejam eleitos? 

Daiane – Caso sejamos eleitos, pretendo trabalhar as necessidades da cidade em estreita colaboração com o prefeito, através de uma abordagem integrada e participativa. Com um método colaborativo e focado em resultados, acredito que podemos atender melhor às necessidades da cidade e promover um ambiente de crescimento e bem-estar para todos.

Gazeta – O que acredita que precisa ser modificado ou melhorado na cidade? 

Daiane – Içara precisa melhorar em muitos aspectos, sobretudo no planejamento econômico. Somos a segunda economia do Sul, mas o que o poder público fez ou planeja fazer para que Içara suporte essa condição? Quais obras estruturantes serão realizadas? Precisamos ampliar esse debate. A humanização do atendimento público também precisa ser revista. O cidadão que procura a Prefeitura não vai até lá porque quer, mas porque precisa. E, quando chega, muitas vezes acaba sendo constrangido. É desumano os relatos que tenho ouvido nas ruas, não só do cidadão, mas também dos servidores municipais. Como mãe, fico feliz em saber que as duas maiores obras deste atual governo foram as creches da Vila Nova e do bairro Liri, ambas viabilizadas através do MDB. Precisamos de menos fotos e mais trabalho.

Gazeta – O que propõe para o crescimento de Içara? 

Daiane – O respeito pelas pessoas e por Içara é o primeiro passo para o crescimento. Içara precisa ser uma cidade feliz, onde as pessoas colecionem momentos de alegria com suas famílias e amigos, sem precisar ir para Criciúma. Precisamos incluir, ouvir e trabalhar juntamente com entidades e com aqueles que se preocupam com o desenvolvimento da cidade. Investir em tecnologia e inovação levará Içara a patamares mais altos, ao protagonismo que ela merece.

Gazeta – As pessoas já sabem que seu nome está disponível para a disputa. Como vem sendo esse contato? 

Daiane – O contato com as pessoas tem sido bastante positivo e enriquecedor. Mesmo em tão pouco tempo, já tive a oportunidade de participar de diversas reuniões, encontros com lideranças locais e eventos públicos para dialogar diretamente com as pessoas. Nessas ocasiões, tenho me apresentado e, principalmente, ouvido atentamente as demandas e sugestões da população. Além disso, tenho utilizado as redes sociais para ampliar o alcance do diálogo, permitindo uma comunicação mais ágil e acessível com um número maior de pessoas. Essas interações têm sido valiosas para receber feedbacks e construir um relacionamento de confiança com as pessoas.

Gazeta – Qual o retorno que tem recebido da comunidade? 

Daiane – O retorno tem sido encorajador, com muitas pessoas expressando apoio e interesse em colaborar com esse projeto. A resposta da cidade tem sido bastante positiva. Muitas pessoas têm expressado apoio à nossa chapa e manifestado interesse em participar ativamente do processo. Esse retorno tem fortalecido nosso compromisso e nos motivado a trabalhar ainda mais para atender às expectativas dos içarenses e construir um futuro melhor para nossa cidade.

Gazeta – Fique à vontade para acrescentar o que achar necessário 

Daiane – Quero agradecer o apoio e carinho que eu e Max estamos recebendo nessa caminhada; isso motiva e enriquece nosso desejo de uma Içara muito melhor!