Higor Meritão e Wilker Angel marcam na partida, e Tigre consegue a soma os 24 pontos pretendidos no primeiro turno

Criciúma

Na despedida do ídolo Eder, o Criciúma venceu o Atlético Mineiro por 2 a 1 na noite de sábado (3), no Estádio Heriberto Hülse. Higor Meritão e Wilker Angel marcaram os gols do Tigre no segundo tempo, enquanto Cadu fez o gol do Galo no último lance da partida. Com os três pontos somados, o Criciúma chegou a 24 pontos e ocupa a 12ª colocação, estando na zona de classificação para a Copa Sul-Americana, a seis pontos da zona de rebaixamento. Eder foi substituído na etapa final e deixou o campo em lágrimas, após jogar todo o primeiro tempo.

Primeiro tempo

A partida começou equilibrada, com ambos os times encontrando dificuldades para criar chances claras de gol. A primeira oportunidade perigosa surgiu aos 13 minutos, quando Guilherme Arana chutou para fora. O Criciúma respondeu sete minutos depois com um chute de fora da área de Marcelo Hermes, que levou perigo ao goleiro do Atlético Mineiro, Matheus Mendes.

Aos 25 minutos, Gustavo Scarpa fez um cruzamento que quase resultou em gol para o Galo, mas Franco não conseguiu finalizar. Aos 35 minutos, o Tigre chegou a balançar as redes com uma cabeçada de Hermes após cruzamento de Bolasie, mas o gol foi anulado por impedimento.

Segundo tempo

No segundo tempo, Bolasie teve duas chances de abrir o placar para o Criciúma. Primeiro, em um chute de fora da área que saiu pela linha de fundo e, minutos depois, cabeceando uma bola cruzada por Marcelo Hermes que passou rente à trave. Aos oito minutos, o Atlético Mineiro respondeu com um cabeceio de Vargas por cima do gol após cruzamento de Scarpa.

O Criciúma finalmente abriu o placar aos 12 minutos. Após escanteio cobrado por Marcelo Hermes, Tobias cabeceou, a bola rebateu na defesa do Atlético Mineiro e Higor Meritão chutou para o fundo da rede. O Atlético Mineiro quase empatou com um chute de Gustavo Scarpa que acertou a trave, mas o Tigre ampliou aos 20 minutos com um chute de Wilker Angel após cruzamento rasteiro de Newton.

O Criciúma ainda teve mais duas chances de ampliar a vantagem. Aos 30 minutos, Bolasie chutou para fora após grande chance, e minutos depois, deu um lindo toque para Allano, que chutou para defesa de Matheus Mendes. No último lance, Cadu marcou de cabeça para o Atlético Mineiro, fechando o placar em 2 a 1.

Próximos jogos

O Criciúma volta a campo no sábado (10), às 16h, fora de casa contra o Fortaleza. Já o Atlético Mineiro tem compromisso pela Copa do Brasil no meio da semana contra o CRB na quarta-feira (7), às 19h.

Projeção de Tencati: 24 pontos

Na entrevista coletiva após o jogo, Tencati comemorou a vitória sobre o Atlético Mineiro e os 24 pontos alcançados na Série A do Campeonato Brasileiro. “Estamos na margem de 24 pontos, eu disse que era importante virar acima de 24, quanto mais a gente fizesse, mais importante seria, cravamos. Graças a Deus é o trabalho de todos, estamos felizes com o comportamento da equipe”, destacou Tencati.

Ele também comentou sobre os próximos desafios e a suspensão de Fellipe Mateus para a partida contra o Fortaleza. “Entrada de Marquinhos [Gabriel] ou três volantes, não tem o Ronald, mas tem o Meritão que foi bem hoje. Newton e Barreto, daqui a pouco podemos liberar ele, podemos fazer uma estrutura diferente, tem várias possibilidades”, explicou o treinador.