Conversando
As chapas em Criciúma ainda seguem sendo debatidas nos bastidores. Claro que o cenário vai se definir nas próximas horas, até porque é exigência da legislação eleitoral. O PT vai estar com Psol e PCdoB, e nisso não há surpresa alguma. Já PSD e PP seguem conversando. Dá para dizer que o namoro está evoluindo, mas até o momento o casamento ainda não foi sacramentado. Vaguinho pode ter Júlio Kaminski como vice. Seria o mais interessante, já que o PP, em tese, tem votos que estão mais alinhados com Ricardo Guidi. Já o PSDB, que sonha com essa vaga de vice, pode se contentar apenas com um apoio branco, sem presença na majoritária. No MDB, Paulo Ferrarezi nunca escondeu que pode estar com Ricardo Guidi, não há constrangimento algum nessa composição. O problema é que o PL não quer dar espaço na chapa, e se isso não acontecer, o MDB vai mesmo para a disputa de chapa pura. Ferrarezi ainda pode ser o vice, mas isso vai ficar para o apagar das luzes, em uma composição que terá a participação direta do governador Jorginho Mello.
Rumo a Brasília
Secretário de estado de Portos e Aeroportos, Beto Martins passa hoje o cargo para seu sucessor. Está de malas prontas para rumar para Brasília, onde irá assumir durante quatro meses o Senado da República. Vai ocupar a vaga de Ivete da Silveira, que se licencia para acompanhar o MDB durante o processo eleitoral no estado. Conversei com Beto ontem, e ele assegura que já tem bem claras suas bandeiras para este período. “Morro dos Cavalos, BR-285, enfim, vamos bater na infraestrutura, porque o sul já ficou para trás por ter sido a última região a receber a duplicação. Não podemos mais perder tempo. Temos ações importantes que precisam ser implementadas e vamos para esse debate. Também vamos ter o debate importante sobre a reforma tributária que vai para o Senado. Será um tempo curto, mas muito valioso para o sul”. Beto também falou sobre o aeroporto Humberto Bortoluzi, que deve passar em breve por processo de leilão para exploração da iniciativa privada. “Precisamos impulsionar o Humberto Bortoluzi porque ele é fundamental para o desenvolvimento da região”.
Declinou
De trabalho marcante frente à Secretaria de Educação de Içara, Gerusa Bolsoni declinou do convite feito pelo MDB para que pudesse compor como vice de Henrique Guglielmi na disputa pelo governo de Içara. A professora, que atuou na metade final do governo Murialdo, segue com foco em outros projetos e, por ora, vai deixar a política para um segundo momento.
Saldo positivo
O saldo de empregos gerados com carteira assinada no país cresceu 29% em junho, em comparação com o mesmo mês de 2023. Foram mais de 201 mil postos de trabalho, segundo os dados do novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho. No mês passado, foram mais de 2,7 milhões de admissões, com 1,8 milhão de desligamentos. O total de empregados com carteira assinada no país cresceu 0,43% em relação a maio, chegando a 46 milhões e 817 mil trabalhadores formais. Esse número é o melhor para meses de junho desde 2002. O acumulado da geração de empregos formais chegou a 1,3 milhão neste ano.
Sem surpresa
A primeira chapa para a disputa do governo de Içara está oficializada. Encabeçada pelo PL da prefeita Dalvania Cardoso, a coligação foi confirmada nesta terça-feira em convenções rápidas. Atual vice, Jandir Sorato (PP), abriu mão da continuidade na chapa e, com isso, a posição de vice vai para as mãos de Alex Michels. O PP, que já teve prefeito e vice, vai para a disputa apenas com apoio branco e com promessa de espaço em secretarias e na presidência do Legislativo. Foi uma composição sem surpresas, tranquila, em uma estratégia que a prefeita já vinha desenhando.
Desemprego
A taxa de desemprego no trimestre encerrado em junho caiu para 6,9%. Esse é o menor resultado para um trimestre desde janeiro de 2015, quando também marcou 6,9%. E se forem analisados apenas os trimestres encerrados em junho, a taxa é a menor desde 2014. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta quarta-feira (31) pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A coordenadora de pesquisas por amostra de domicílios do instituto, Adriana Beringuy, explica o que levou à melhora do índice.
Jair com Vaguinho
Na noite de terça-feira (30), o pré-candidato a prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD), e o prefeito Clésio Salvaro participaram do Congresso Cesma 2024 – Conferência Espírito Santo Meu Amigo – na Igreja Quadrangular, que é presidida pelo pastor Jair Alexandre, atual presidente da Câmara de Vereadores. Pastor Jair deixou o PL para apoiar o candidato do PSD à prefeitura e tem reforçado sua confiança na capacidade de gestão de Vaguinho.