Guidi diz que ainda há muito a ser feito

12

Filho do ex-prefeito de Criciúma e ex-deputado estadual Altair Guidi e da professora e ex-senadora Sandra Zanatta Guidi, Ricardo iniciou na política em 2014

Alexandra Cavaler, repórter freelancer

Ricardo Zanatta Guidi, natural de Criciúma, é filho do ex-prefeito do município e ex-deputado estadual Altair Guidi, já falecido, e da professora e ex-senadora Sandra Zanatta Guidi. É casado com Catherine Pescador Guidi e pai de Antonio e Eleonora.

Formado em Direito pela Unesc, com MBA em Gestão Empresarial, Guidi é empresário e produtor rural. Ele conta que seu envolvimento político é natural de uma família que sempre trabalhou em prol das pessoas e para as pessoas. Ele iniciou a carreira política em 2014, quando foi eleito deputado estadual para a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

Em 2018, Guidi foi escolhido pelos catarinenses para ser um dos representantes na capital federal. Em 2022, foi reeleito e está em seu segundo mandato como deputado federal. Já em 2023, a convite do governador Jorginho Mello, tornou-se o primeiro secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina, para contribuir também no executivo.

Hoje, Guidi é pré-candidato à prefeitura de Criciúma pelo Partido Liberal (PL). Acompanhe a entrevista:

Gazeta – O que o levou a colocar seu nome à disposição do partido para disputar o pleito ao Executivo municipal de 2024?

Guidi – Sou pré-candidato a prefeito de Criciúma porque entendo que ainda há muito a ser feito. Preparei-me para isso e tenho certeza de que posso ajudar muito nossa cidade a crescer e se desenvolver, com qualidade de vida para nossa gente. Nosso projeto surgiu, em primeiro lugar, da vontade das pessoas. Sempre ouvi em casa que “político não se manda, precisa fazer a vontade do povo”, sentimento este que encontro nas ruas de Criciúma. Diante disso, vi que era o momento de colocar em prática todo meu conhecimento técnico e experiência política, ajudando ainda mais a cidade que tanto amo.

Gazeta – Como estão acontecendo os trabalhos dentro da sigla? Haverá mais nomes na disputa?

Guidi – O PL é um partido que tem bases sólidas e em Criciúma não é diferente. Temos quatro deputados da cidade, quatro vereadores e um time comprometido e empenhado para o pleito deste ano. Temos uma nominata muito forte e juntos vamos apresentar as melhores propostas para nossa cidade.

Gazeta – O que acredita que precisa ser modificado ou melhorado na cidade?

Guidi – A prioridade é olhar para as pessoas, humanizar todas as áreas. A partir do momento em que as pessoas forem colocadas como prioridade e olhadas com a atenção que merecem, conseguiremos fomentar o desenvolvimento da nossa cidade.

Gazeta – Como pré-candidato, o que propõe para o crescimento de Criciúma?

Guidi – Estamos trabalhando em um Plano de Governo participativo, com pessoas extremamente qualificadas em todas as áreas. Vamos em busca de investimentos no Brasil e no mundo para ver Criciúma cada vez melhor. As propostas serão apresentadas assim que a candidatura for homologada.

Gazeta – Quais áreas devem ser mais trabalhadas?

Guidi – É inquestionável que saúde e educação são as áreas primordiais e aquelas que demandam atenção especial. Sem um sistema de saúde eficiente e oferecendo o melhor para nossa gente, pouco poderão usufruir do restante. Da mesma forma, é através da educação que construímos cidadãos preparados para o futuro. As crianças e os idosos serão tratados com a atenção que precisam e merecem.

Gazeta – As pessoas já sabem que seu nome está disponível para a disputa. Como vem sendo esse contato? Qual o retorno que tem recebido da comunidade?

Guidi – Sim. A pré-candidatura já está anunciada há um bom tempo e estamos trabalhando dia a dia em todos os bairros de Criciúma, ouvindo as pessoas, as demandas e sugestões, buscando saber o que realmente importa para cada região e no que podemos colaborar. É gratificante todo carinho e apoio que estamos recebendo diariamente.

Gazeta – Fique à vontade para acrescentar o que achar necessário.

Guidi – Não posso deixar de, desde já, agradecer cada manifestação de apoio nessa pré-candidatura e a todos que estão estimulando esse projeto. É uma caminhada que nasceu da vontade das pessoas. Nosso objetivo é fazer mais pelos criciumenses e pela nossa querida Criciúma. Juntos faremos muito mais por Criciúma.