Diocese retoma projeto da Escola Diocesana de Catequese

Ela foi iniciada em 27 de março de 2011. Desde então, centenas de catequistas de diversas paróquias da Diocese de Criciúma tiveram a oportunidade de aprender e compartilhar conhecimentos em suas comunidades. A Escola Diocesana de Catequese Caminho de Emaús retorna após uma pausa, agora com novo conteúdo programático, periodicidade e duração, a fim de atender as demandas e os desafios no campo da evangelização, especialmente na transmissão da fé.
No dia 18 de fevereiro, párocos e coordenadores paroquiais da Pastoral Catequética foram convidados para a reunião onde a nova proposta da Escola foi apresentada, no Auditório da Paróquia Santa Bárbara, em Criciúma.

O projeto da Escola está em sintonia com o que orientam diversos documentos da Igreja, entre eles, o Diretório Geral para a Catequese, que apresenta critérios inspiradores para a formação dos catequistas: “Formar catequistas com fé profunda; clara identidade cristã e eclesial; profunda sensibilidade social; capazes de transmitir não apenas um ensinamento, mas também uma formação cristã integral, desenvolvendo ‘tarefas de iniciação, de educação e de ensinamento’. São necessários catequistas que sejam, ao mesmo tempo, educadores da fé e testemunhas, capazes de superar ‘tendências unilaterais divergentes’ e de oferecer uma catequese plena e completa”, cita a mensagem da carta convite remetida às paróquias e assinada pela Coordenação de Pastoral e pela Pastoral Catequética.
Com o objetivo geral de promover uma formação para que os catequistas possam atuar como “multiplicadores” em suas paróquias e desenvolver um processo que leve à conversão a Jesus Cristo, formando discípulos missionários, o projeto contemplará a centralidade da Palavra de Deus e a inspiração catecumenal, numa Igreja em saída.
A Escola Diocesana de Catequese terá duração de um ano, por meio de dez encontros/aulas, tendo por público alvo coordenadores (as) paroquiais de Catequese e/ou equipes de Iniciação à Vida Cristã. Serão disponibilizadas duas até quatro vagas por paróquia, com investimento único de R$ 100 por catequista. As aulas sempre serão realizadas no Auditório da Paróquia Santa Bárbara, em Criciúma, na primeira segunda-feira do mês (exceto em março), com início às 19h30min e término às 21h30min.

Seminaristas e leigos contam experiência missionária na Ilha do Marajó

De 27 de dezembro de 2018 a 18 de janeiro de 2019, o Conselho Missionário dos Seminaristas (Comise) do Regional Sul 4 da CNBB, que engloba as dioceses do Estado de Santa Catarina, realizou a segunda Missão Kairós na Paróquia Santo Antônio, na cidade de Chaves, Prelazia de Marajó (PA).
Com a participação de 54 missionários de todo o Brasil, a Missão Kairós contou com a presença de seminaristas e leigos da Diocese de Criciúma.
Os missionários desenvolveram o trabalho de visitas, a fim de conhecer a realidade das comunidades e também realizaram atividades como o ensinamento da oração do Santo Terço, leitura orante da Palavra, adoração Eucarística e Celebrações da Palavra, sendo presença de Deus em meio àquele povo.
“A missão Kairós foi uma experiência de Deus. Lá fui chamado a conviver e viver uma partilha recíproca com as comunidades ribeirinhas que nos ensinaram como a Palavra de Deus sustenta e mantém a comunidade religiosa durante todo o ano, e como o desejo de se aproximar da Eucaristia faz com que o povo sonhe e se programe com a visita do sacerdote. A missão me ensinou que não temos tempo a perder com aquilo que não irá agregar a nossa vida nesta contínua proximidade ao Cristo, e sempre nos voltarmos mais para os irmãos necessitados. Também me mostrou a alegria daqueles que se doaram para fazer com a missão fosse um sucesso para que o Santo Evangelho fosse levado a todos aqueles que nos foram confiados”, relata André Girardi, um dos representantes da Diocese de Criciúma na missão ao Pará.