MDB com chapa pura em Criciúma

Depois de ensaiar um namoro com o PL de Ricardo Guidi, o MDB de Criciúma deve mesmo disputar a eleição deste ano com chapa pura. A informação é do pré-candidato Paulo Ferrarezi. Segundo ele, o assunto foi tratado em uma reunião neste domingo. “Foi o que encaminhamos. Estamos com o deputado Tiago Zilli que também apoia essa decisão. Amanhã, o presidente estadual do partido vai estar na cidade para confirmar essa posição e vamos, na sequência, indicar o nome que será o nosso vice nessa disputa”, ressaltou o pré-candidato. Ele confirmou que o partido tinha se aproximado de Ricardo Guidi, mas a proposta do PL não agradou. “Eles não nos ofertam a possibilidade do vice e nós queremos. A sugestão é dar o apoio e garantir uma secretaria em um eventual governo. Não é o que queremos”, adianta Ferrarezi, que pode ter como vice o advogado Ivo Carminatti.

Com as mulheres

O pré-candidato a prefeito de Criciúma pelo PSD, Vaguinho Espíndola, reuniu mais de 200 mulheres em um encontro suprapartidário realizado na tarde de sábado, 20, no bairro São Luiz. O evento, organizado pela esposa, Gisele Apolinário Bolan, contou com a participação de lideranças femininas políticas, como a presidente do PSDB Criciúma e deputada suplente Geovânia de Sá e a primeira-dama do município, Adriana Salvaro, bem como de diversas pré-candidatas ao Legislativo criciumense e do presidente do PSD Criciúma, vereador Salésio Lima, representando toda a coligação. “Minha mãe é uma mulher extraordinária, que me deu muitos exemplos e apresentou a mim e aos meus irmãos, três princípios básicos de vida: fé em Deus, educação e muito trabalho. São princípios que, juntos, fortalecem o mais primordial de tudo: a família. Desde 2009, não tenho feito outra coisa além de trabalhar em prol do município, na gestão de Criciúma. São 15 anos de muita dedicação que só é possível porque também tenho uma companheira incrível ao meu lado. A minha esposa, Gisele, tem sido o meu porto seguro e me acompanhado diariamente nessa jornada”, disse.

Com o Republicanos

O fim de semana de Ricardo Guidi teve agenda com os Republicanos. O encontro, no escritório do pré-candidato, foi o primeiro após receber o apoio do partido para a eleição deste ano. “Me sinto honrado em reunir este time que vem para somar ao projeto. Muito mais do que siglas partidárias, unimos sonhos, buscando uma Criciúma melhor”, colocou Guidi. O presidente municipal do Republicanos, Jefferson Monteiro, reforçou a alegria de poder oficializar o momento. “O Ricardo tem uma história de amor, trabalho e dedicação pela cidade, ele é merecedor do momento que está vivendo. É gratificante poder unir nosso grupo ao PL e trilhar este caminho com ele”, frisou.

Em Siderópolis

O governador e presidente estadual do PL, Jorginho Mello, recebeu em Florianópolis o presidente do PL de Siderópolis, José Crepaldi, e membros do partido para discutir as tratativas para as eleições no município. Em Siderópolis, o partido indicará a vaga de vice na coligação com o atual prefeito Franqui Salvaro (PSD), candidato à reeleição. O governador frisou que até o momento não está apoiando especificamente nenhum pré-candidato a vice-prefeito e que será indicado o que melhor estiver na pesquisa a ser contratada pelo partido estadual. Aretusa, ex-primeira-dama, é o nome mais cotado.

ProUni

As inscrições para o 2º semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem ser feitas a partir desta terça-feira, 23, até o dia 26 de julho. Serão ofertadas mais de 243 mil bolsas. A inscrição deve ser feita pelo portal acessounico.mec.gov.br. Os resultados com os pré-selecionados serão divulgados no dia 31 de julho, em primeira chamada, e 20 de agosto, em segunda chamada. Quem não for selecionado pode entrar na lista de espera, manifestando interesse entre os dias 9 e 10 de setembro. A lista de espera estará disponível no dia 13 de setembro.

CaTec

Responsáveis que perderam o prazo para realizar as matrículas online do CaTec ainda podem inscrever os estudantes nos cursos técnicos, que começam neste segundo semestre de 2024. Isso porque as vagas remanescentes do programa do governo do estado continuam abertas para matrículas presenciais nas escolas estaduais de Santa Catarina até o fim dessa semana. Os pais ou responsáveis devem buscar mais informações nas secretarias das unidades escolares. Cada unidade escolar, considerando a vocação local e o desenvolvimento econômico regional, definiu os cursos técnicos que iria ofertar. Ao todo, são 10 opções de cursos: administração, logística, contabilidade, comércio, comércio exterior, qualidade, recursos humanos, marketing, vendas e transações imobiliárias.