Ministro em Criciúma

O ministro do Trabalho Luiz Marinho vai cumprir agenda em Criciúma no próximo dia 1º de agosto. A informação foi confirmada pelo superintendente do ministério em Santa Catarina, Paulo Eccel. Segundo ele, a agenda ainda está sendo construída, mas o ministro deve ter encontros com o movimento sindical e com os empresários da região. “A vinda do ministro para Criciúma no dia 1º de agosto está confirmada, mas ainda estamos ajustando a agenda. O que é certo é que o ministro vem para conversar com os empresários de Criciúma e do sul do estado. Ele também vai ter encontro com representantes do movimento sindical. Ele deve inclusive visitar e descer em alguma mina da região”, detalha Eccel. Após a agenda como ministro, Marinho deve participar de ato da campanha de Arlindo Rocha (PT) ao governo de Criciúma.

Morre Arthur Zanolli

A política do município de Içara está de luto. Morreu na última sexta-feira o ex-prefeito Arthur Zanolli. O político nasceu no dia 17 de dezembro de 1940, filho de Antonio Zanolli e Maria Niero Zanolli, natural de Içara, que na época era distrito de Criciúma. Casou-se em 1964, aos 24 anos, com Santina Della Bruna. É pai de seis filhos: Antonio, José, João Batista, Valdete, Lino e Fernando. Içara escolheu Arthur Zanolli para prefeito em dois momentos: 1983 e 1993. Dono de algumas histórias folclóricas da política içarense, Arthur Zanolli era um dos políticos mais respeitados da cidade. A família ainda não deu detalhes sobre o velório. A prefeita de Içara deve decretar luto oficial no município. Em nota, a família agradeceu as mensagens de condolências.

“Neste momento de dor, expressamos nossas sinceras condolências a todos os familiares e amigos que compartilharam momentos com Arthur ao longo de sua vida. Sua contribuição para a cidade de Içara e seu exemplo de vida jamais serão esquecidos. Que sua memória permaneça viva em nossos corações. Agradecemos as mensagens de apoio e carinho recebidas neste momento difícil.”

Livre

Depois de 29 dias detido no presídio Santa Augusta, Fernando de Fáveri foi recebido com festa em Cocal do Sul. Apoiadores, amigos e familiares do prefeito, que está afastado de suas funções, chegaram a fechar a SC 108 para celebrar o retorno do político para casa. Acompanhado do advogado Marcos Rinaldo Fernandes, ele fez um breve pronunciamento, ressaltou que viveu os 29 piores dias de sua vida e confirmou que chegou a pensar em suicídio. Segundo o advogado, o foco agora é provar a inocência de De Fáveri.

Com Michels

Informação que circulou no fim de semana confirma a indicação de Alex Michels para ser o vice de Dalvania Cardoso na disputa pelo governo de Içara. Não é algo que chegue a surpreender. Michels já foi sondado para ser vice em 2020 e essa condição já era dada praticamente como certa desde o início do processo pré-eleitoral na cidade. A dúvida agora é saber como o PP irá reagir e se irá cumprir a ameaça de algumas alas do partido que querem candidatura própria.

Em Criciúma

PSDB, PP e até o MDB estão de olho na possibilidade de indicar o vice de Vaginho Espíndola. Pelas últimas movimentações de bastidores, o PP é quem fica mais próximo dessa condição. Se isso se confirmar, o MDB pode consolidar sua opção de chapa pura e candidatura própria para tentar administrar a cidade.

Cooperativas

Cooperativas de eletrificação de Santa Catarina podem garantir em breve, junto ao governo do estado, um apoio importante para ampliar os investimentos e para ganhar fôlego financeiro. O projeto, que vem sendo debatido pelos presidentes de cooperativas, prevê usar 20% do ICMS devido para investimentos em rede. “Isso será uma conquista importante e que irá impulsionar ainda mais os serviços de qualidade que já são prestados”, argumenta o presidente da Cooperaliança Reginaldo de Jesus.