Com Acélio

A posição do PL em Criciúma caminha, neste momento, para a consolidação de uma chapa pura entre Ricardo Guidi e Acélio Cagrande como candidato a vice. A avaliação de dentro do grupo de pré-campanha é que essa dupla se apresenta como uma composição quase imbatível. Mas, apesar de defender a chapa pura, Guidi segue trabalhando para abarcar outros partidos. O primeiro contato foi feito com Paulo Ferraresi. Ele teria oferecido espaço em um eventual futuro governo, mas sem a participação do MDB na majoritária. Por ora, essa possibilidade está descartada. O MDB quer espaço de vice ou mantém a posição de participar do processo com chapa própria.

Grande evento

Terminou neste domingo mais uma edição da Festa da Tainha. Foi o último evento sob a gestão do prefeito Jairo Custódio. A festa, mais uma vez, superou as expectativas. Gente de todas as cidades da região foram até a praia para curtir os shows e aproveitar a gastronomia à base de tainha, a estrela da festa. Nem o frio ou o tempo carrancudo atrapalharam o evento. É preciso reconhecer e aplaudir as ações desenvolvidas por Jairo e sua equipe para o turismo de eventos no Rincão. Eles entenderam como ninguém a vocação da cidade e elevaram os eventos do Rincão a um novo patamar. A Festa da Tainha é, sem dúvida, o melhor exemplo. Era uma festa tímida, feita em um dia, no centro comunitário e, hoje, é uma das grandes atrações da região. São ações que, independentemente de quem seja o novo prefeito, precisam continuar.

Praça ecológica

O município de Içara deve inaugurar até o final deste ano a sua praça ecológica. A estrutura de 5 mil metros quadrados fica em frente à unidade de saúde do bairro Raichaski. “Será um espaço para a comunidade, para os estudantes. Uma estrutura que vai mesclar lazer e educação. Vamos preservar toda a vegetação natural que existe ali. Vamos cercar o local, colocar trilhas, espaços para caminhada. Será um grande presente para o bairro Raichaski e também para todo o município”, argumenta o secretário de planejamento Israel Rabello.

Mariana do PSOL

O PSOL de Criciúma mantém Mariana Furlan Sartor como pré-candidata a vereadora após não avançar nas negociações com os partidos de esquerda (PT/PCdoB) para definição de vice na chapa de Arlindo Rocha (PT). O partido continua buscando unidade na frente de esquerda e apoia a pré-candidatura de Arlindo, enquanto fortalece suas próprias candidaturas para ampliar seu programa e base de apoio, com foco em jovens, mulheres e movimentos sociais. A decisão final sobre a vice-prefeitura depende do debate interno entre os partidos aliados.

Congresso Estadual do PDT

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Santa Catarina concluiu no último sábado (13) seu Congresso Estadual em Criciúma. Dirigentes partidários e pré-candidatos participaram do evento, que contou com a presença do presidente nacional do PDT e Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, do presidente da Fundação Leonel Brizola (FLB-AP), Manoel Dias, e do deputado estadual e presidente do PDT no Estado, Rodrigo Minotto. O Congresso incluiu capacitação em direito eleitoral, contabilidade, prestação de contas e marketing eleitoral, seguido pela abertura oficial às 19h.

Indústria da saúde

Colocar Santa Catarina entre as alternativas de investimento no recém-lançado Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis). Este é o objetivo comum entre empresários e gestores públicos que participaram de programação realizada pela Fiesc na tarde desta quinta-feira (11), em Florianópolis. O secretário de estado da fazenda, Cleverson Siewert, abriu a rodada de discussões e defendeu a união de esforços entre os setores público e privado para o fortalecimento desta que pode ser uma nova matriz econômica. “A saúde pode ser a próxima matriz econômica a ser desenvolvida em nosso estado? Estamos convencidos que sim. O governador Jorginho Mello é um estadista e costuma pensar o estado para as próximas duas décadas. Para isso, a gente precisa pensar diferente e fazer diferente para ter resultados diferentes. Em conjunto, portanto, podemos construir ideias e oportunidades nesta mesma direção. A saúde é um setor estratégico, que funciona e pode ser um novo motor de desenvolvimento em SC”, destacou.

Etnobiologia

Unesc recebe desde ontem e segue até quinta-feira pesquisadores de todo o Brasil e também de outros países latino-americanos para discutir a saúde do planeta, as questões climáticas e a sabedoria dos povos originários para que seja possível superar esse momento.

Falando em Unesc

Em setembro, a professora e pesquisadora Sabria Arcaro vai para Varsóvia. Na universidade da capital polonesa, ela irá apresentar detalhes de uma pesquisa desenvolvida por aqui. A pesquisa em questão busca alternativas para a produção de hidroxiapatita. Ela integra o grupo de biomateriais cerâmicos, sendo aplicada na área médica devido à sua biocompatibilidade e propriedade osteocondutora, o que a torna uma opção para tratamentos envolvendo recuperação de traumas ósseos. Por aqui, a pesquisa usa ossos de tilápia para garantir um produto mais barato e mais seguro, com risco mínimo de rejeição. A pesquisa empolgou os europeus e gerou o convite para a professora da Unesc.