Evento em Criciúma apresentará aplicações cotidianas da Matemática

Criciúma

A décima edição da Feira Regional de Matemática da região carbonífera ocorrerá em 11 de setembro em Criciúma, reunindo 65 trabalhos escolares de 11 municípios. Este evento visa demonstrar as diversas aplicações da Matemática no cotidiano, consolidando-se como um importante evento científico-cultural na região.

De acordo com a comissão organizadora, foram inscritos 95 trabalhos, um recorde de participação. Para acomodar todos, a comissão aumentou de 60 para 65 o número de projetos aceitos. Os projetos vêm de escolas públicas e particulares dos municípios de Criciúma, Nova Veneza, Içara, Urussanga, Orleans, Forquilhinha, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treviso, Lauro Müller e Balneário Rincão.

“Tivemos um recorde de escolas interessadas, por isso a ampliação de vagas, para garantir que todas pudessem encaminhar ao menos um trabalho”, explica Bazilício Andrade Filho, professor do IFSC e membro da comissão organizadora da Feira.

O professor Andrade Filho destaca que o grande número de inscrições demonstra a consolidação do evento na região. A Feira de Matemática foi retomada em 2016 após um período de interrupção e vem crescendo anualmente.

“Quando retomamos as feiras em 2016, muitos professores não sabiam o que era uma Feira de Matemática. Houve um movimento de visitas, formações e aprendizado que amadureceu o evento, resultando em um aumento na quantidade e qualidade dos trabalhos apresentados”, afirma.

A Feira Regional de Matemática é um evento que reúne trabalhos de estudantes e professores da educação básica, superior e especial de instituições públicas e particulares. O objetivo é despertar o interesse pela Matemática nos alunos, promover a troca de experiências entre professores e divulgar conhecimentos matemáticos.

A comissão organizadora inclui representantes da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), da Secretaria Municipal de Educação, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Para professores interessados em aprender sobre a construção de Feiras de Matemática e o desenvolvimento de trabalhos escolares, haverá um encontro de formação no auditório do IFSC Câmpus Criciúma, em 11 de julho, das 13h30 às 17h. As inscrições podem ser feitas online.