Com as mulheres
O PSD Criciúma reuniu no sábado, mais de 200 mulheres em prol da pré-candidatura de Vaguinho Espíndola a prefeito de Criciúma pelo PSD. O evento teve por objetivo incentivar e promover a participação da mulher na política. O evento contou com a presença do deputado estadual Julio Garcia, do prefeito Clésio Salvaro e do presidente do PSD em Criciúma, Salésio Lima. O deputado estadual Julio Garcia destacou a importância do evento e da mulher na política. “A mulher tem sensibilidade para fazer a diferença. As leis existem e os espaços precisam ser ocupados, precisamos incentivar e estimular esses acessos. O papel da mulher é inquestionável e nós cada vez mais procuramos promover isso”. Em entrevista à Massa FM, Vaguinho Espíndola enfatizou o trabalho de sua mãe. “Que ficou viúva muito cedo e teve que criar os filhos. Sempre tive nas mulheres um exemplo de perseverança e luta e por isso a integração delas na campanha é fundamental”. Vaguinho também ressaltou o trabalho que tem feito nos bastidores para se tornar mais conhecido do eleitor. “Temos trabalhado muito e principalmente ouvido muito a população de Criciúma. Ela é parte fundamental na composição deste plano de governo”.
MDB
A sexta-feira foi de movimento regional do MDB. O partido se reuniu em Criciúma para apresentar seus nomes para o processo eleitoral na cidade e na região. Evento que reuniu nomes tradicionais como Eduardo Moreira e Ada de Lucca e os deputados atuais do partido que representam a legenda na Alesc e em Brasília. Para Paulo Ferrarezi, que pretende disputar o governo em Criciúma, foi uma noite de gala. “Um grande evento que vai mostrar a força e a organização do MDB”, ressalta o vereador Paulo Ferrarezi. Ele é o pré-candidato do MDB de Criciúma e está cada vez mais convicto de que vai estar na urna. “Eu tenho estado distante do deputado Ricardo Guidi. Meu foco é ser candidato. Tenho convicção de que estou muito preparado e que posso sim ajudar a cidade e ser um grande prefeito”. Apesar disso, nos bastidores é cada vez mais forte a informação de que Ferrarezi será mesmo é vice de Ricardo Guidi. O deputado, aliás, fez questão de passar pelo encontro e manter vivo o namoro do 22 com o 15.
Falando em Guidi
O deputado federal começou a semana cumprindo agenda em Criciúma. Ele foi até o Hospital São José para liberar 6 milhões de reais de uma emenda parlamentar. O recurso será usado para ampliar a portaria do Hospital São José, justamente o setor destinado ao atendimento via Sistema Único de Saúde. “Um milhão já foi repassado e o restante deve chegar à conta do São José ainda este ano. É uma ação importante porque vai garantir mais qualidade de vida no atendimento à comunidade”, ressaltou o parlamentar. Em entrevista à Massa, ele voltou a reforçar que saúde é o tema central do seu plano de governo. “Que estamos elaborando. Eu sempre tive ações pontuais para ajudar a melhorar a saúde na região. Agora como pré-candidato a prefeito em Criciúma esse foco é ainda maior”.
Reforçando
Ex-secretário de assistência social Duca Zata tem percorrido as comunidades de Içara para prestar contas de sua atuação como secretário, mas também para ouvir a população. Em paralelo a isso, Zata também tem auxiliado o vice-prefeito Jandir Soratto a reforçar o Partido Progressista com novas filiações. “Estamos trabalhando para deixar o partido cada vez mais forte para o processo eleitoral deste ano”, pontua o vereador. Candidato à reeleição, Zata deve colher os frutos da boa gestão feita à frente da secretaria de assistência social de Içara, que se tornou nos últimos anos uma das pastas com maior visibilidade na cidade.
Aumentou
O percentual de famílias endividadas no Brasil subiu pelo terceiro mês consecutivo e atingiu 78,8% em maio deste ano. Em abril, a taxa era de 78,5%, enquanto que, em maio de 2023, a proporção de endividados era de 78,3%. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Isso mostra que o percentual de famílias com dívidas no país atingiu o maior patamar desde novembro de 2022.