Neste domingo, Tigre e Cuiabá fazem apenas a terceira partida entre as equipes na história do futebol brasileiro, e a primeira na Série A
Criciúma
O Criciúma está focado em buscar a primeira vitória como mandante no Campeonato Brasileiro neste domingo (9), quando recebe o lanterna Cuiabá, em jogo atrasado da 6ª rodada. Para isso, o time carvoeiro quer ter uma postura em campo como a que mostrou contra o Palmeiras, apesar da derrota. O Criciúma está em 16º lugar, com 5 pontos somados. Já o Cuiabá tem apenas um ponto conquistado.
Para este jogo, o técnico Cláudio Tencati e os jogadores planejam replicar a atuação contra o Palmeiras, um jogo perdido por detalhes e má conclusão no ataque. O objetivo é manter a mesma intensidade vista contra o Verdão.
Em termos de motivação o time está bem. O meia Barreto destacou a confiança gerada pela performance do último domingo. O meia espera um confronto difícil, reconhecendo a competitividade histórica do adversário. Já o volante Meritão mencionou que o técnico Tencati alertou sobre a dificuldade do próximo jogo e enfatizou a necessidade de atenção e concentração.
Meritão destacou o bom desempenho da equipe até agora e sua parceria com Barreto. “Estamos nos entendendo muito bem”, comentou. Eles conversam e corrigem detalhes nos treinos, especialmente sobre proteção mútua na área. A comunicação durante os treinos é chave para esse entrosamento. Os treinos do Criciúma na semana incluíram atividades técnicas e de força, com foco em marcação, passes e finalizações.
A campanha ruim realizada pelo adversário até aqui não ilude o elenco carvoeiro. O volante Barreto lembrou que o Cuiabá vem figurando na elite há alguns anos e por isso merece respeito, mas o objetivo do Criciúma é somar os três pontos no Heriberto Hülse.
“O Cuiabá vem sendo bastante competitivo nos últimos anos. É uma equipe que faz tempo que não é rebaixada para a Série B e conhece bem a competição. Por mais que não tenha pontuado ainda, é um adversário que nos preocupa”, alertou Barreto.
“Só que nós também queremos a primeira vitória em casa para coroar o bom trabalho que estamos fazendo. É um jogo difícil, mas vamos tentar manter a mesma pegada contra o Palmeiras”, reforçou.
Até aqui, o Criciúma fez apenas duas partidas no Heriberto Hülse: empatou com o Juventude (1 a 1) e perdeu para o Palmeiras (2 a 1).
Arbitragem
A arbitragem para o jogo será do árbitro Bruno Arleu de Araujo (FIFA), que terá Thiago Henrique Neto Correa Farinha e Daniel de Oliveira Alves Pereira, ambos do Rio de Janeiro, como auxiliares. O quarto árbitro será Alex Gomes Stefano (RJ). Já o árbitro de vídeo será Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ), com auxílio de Fabricio Vilarinho da Silva (FIFA), de Goiânia.
Adversário com recorde negativo
O Cuiabá enfrenta uma situação delicada neste Brasileirão: não tem vitórias após seis jogos e estabeleceu um novo recorde negativo ao passar seis partidas sem marcar gols. O time do Mato Grosso quebrou sua própria marca anterior de cinco jogos sem gols. Antes desse feito, o recorde pertencia ao América-MG e ao Figueirense, ambos com quatro jogos sem marcar, em 2021 e 2014, respectivamente.
O Cuiabá empatou por 0 a 0 com o Vitória, na Arena Pantanal, estendendo essa nova série negativa. A equipe que enfrenta o Criciúma neste fim de semana irá pegar o Cruzeiro no Mineirão na quinta-feira (13).
Confronto recente
O confronto entre Criciúma e Cuiabá é recente, com apenas dois jogos entre eles, ambos na Série B de 2019. O Tigre nunca venceu o Dourado, com uma derrota e um empate. Neste domingo será apelas a terceira partida entre as equipes na história do futebol brasileiro, e o primeiro na Série A do Brasileiro. Será um marco histórico para ambos os clubes, que buscam um resultado positivo neste encontro inédito na elite do futebol brasileiro.