Melhor abril em 5 anos

Entre janeiro e abril, os 12 municípios que compõem a Região Carbonífera acrescentaram 4.628 postos de trabalho com carteira assinada, o que significa média mensal superior a 1,1 mil novos empregos gerados. É também o melhor desempenho desde a instituição do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), estatística oficial do Ministério do Trabalho e Emprego, ou seja, desde 2019. Criciúma registrou aumento de 544 novos empregos e foi a cidade que mais se destacou. A indústria foi o setor que mais gerou vaga, retomando um fôlego para o segmento que vinha patinando nos últimos meses. Ótimas notícias para a economia, mas podemos enfrentar alguns solavancos no caminho. O principal deles deve ser provocado pelos estragos no Rio Grande do Sul, que naturalmente irão impactar a nossa economia nos próximos meses.

Mais preparado

Vereador de primeiro mandato, Márcio Daros garante que está pronto para tentar mais quatro anos frente ao Legislativo. “Eu nunca tinha sonhado em ser vereador, mas as coisas foram caminhando para isso. Tive essa sorte e consegui sim fazer um bom mandato. Fui atuante, conseguimos desenvolver muitas situações no bairro São Luiz, que hoje tem outra realidade. Avançamos também nas pautas dos animais de rua com o programa de castrações que apresentamos ao prefeito e ele vem dando muito resultado. Diante disso, eu acho que estou sim muito preparado para a nova campanha. Evidente que ela não será fácil, mas estou pronto para a luta”, disse ele em entrevista à Massa FM.

Quem vai ficar com Dalvania

Nos bastidores cresce, claro, o nome de Alex Michels como o mais cotado para ocupar a condição de vice na composição. No entanto, o Partido Progressista segue nos bastidores defendendo a manutenção da chapa com Jandir Soratto. Primeiro pelo histórico de Dalvania com o PP, segundo pela lealdade de Jandir ao longo destes quase quatro anos e por último pelo perfil do atual vice que é figura respeitada na cidade e conseguiria seguir agregando votos para a atual prefeita. É aguardar a esperar os desdobramentos. Eu repito; Michels é o mais cotado, mas ainda tem um Amazonas para passar debaixo da ponte.

Em Criciúma

Tem articulação rolando nos bastidores para definir um nome de peso para ser o vice de Vaguinho. Seria um nome de peso, do PSDB, mas que nunca fez oficialmente parte do governo de Clésio Salvaro. Trata-se de nome consolidado na cidade, altamente respeitado. Se ele aceitar, agregará em muito ao nome de Vaguinho Espíndola.

À disposição

Henrique Guglielmi deve ser mesmo o escolhido do MDB para a disputa do governo de Içara. Ele deve inclusive se afastar da sua condição de diretor da Cooperaliança para ficar apto para a disputa. O MDB deve confirmar o nome do seu escolhido já na primeira quinzena do mês de junho.

Stress

Chance do PL estar ao lado do PP em Morro da Fumaça ficou mais distante. Deputada Júlia Zanatta ficou visivelmente irritada com comentário do prefeito Noi Coral durante a festa de aniversário do município. Noi comentou que a parlamentar ainda não havia repassado recursos para a cidade. Júlia lembrou de emendas para a Apae e para o Hospital e taxou o chefe do executivo de desinformado. PL deve sim ter candidato próprio e a tendência é que vá de chapa pura.

Expectativa

Com o Dia dos Namorados se aproximando, uma pesquisa da Fecomércio SC revelou que os consumidores estão prontos para gastar em média R$ 178,00 com presentes para a data, indicando um incremento significativo na movimentação econômica do comércio. A pesquisa, que teve o objetivo de conhecer as intenções de compra do consumidor, entrevistou 2,1 mil pessoas em sete municípios de Santa Catarina: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages e ocorreu entre os dias 6 e 14 de maio deste ano. Entre as cidades pesquisadas, Criciúma ficou com a segunda maior média de gasto, que é de R$ 215. A maioria (43,7%) planeja fazer as compras na semana do evento. Em Içara, as promoções e a previsão de mais dias frios são a combinação perfeita para crescimento de pelo menos 10% nas vendas.