Recuperação na educação

O Brasil recuperou o desempenho de alfabetização que era observado antes da pandemia de Covid-19. Com isso, atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Educação para o ano passado, no âmbito do Compromisso Nacional pela Criança Alfabetizada. De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, em 2023, 56% das crianças brasileiras alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental. No cenário regional, o sentimento é de que o tempo perdido durante a covid também está sendo recuperado, mas há a certeza de que esse não é um processo que vai chegar ao fim. A lacuna deixada pela pandemia, pelo menos em alguns casos, é enorme. Esse trabalho de recuperar o tempo perdido precisa ser contínuo e cada vez mais reforçado. Os municípios têm feito isso, mas é necessário que as administrações futuras também assumam esse compromisso de seguir trabalhando para que a nossa educação possa ter cada vez mais avanços palpáveis.

No comando

O Podemos de Içara tem um novo comandante. O ex-vereador Rodrigues Mendes, o Sapinho, que também presidiu a Câmara de Vereadores do município, é agora, ao lado de Delau da Silva, o responsável por reorganizar e reposicionar a legenda no processo eleitoral da cidade. “Vamos construir e fortalecer o Podemos para que ele se torne uma opção para quem busca algo novo na política de Içara”.

Na urna

Em toda eleição, sempre surge algum candidato que chama a atenção pelo inusitado. No processo eleitoral deste ano, em Criciúma, pelo menos um nome já surge com a promessa de causar. O Palhaço Tete, figura conhecida na cidade e região no início dos anos 2000, está filiado ao Republicanos, vai para a disputa e promete se apresentar devidamente caracterizado. Só resta saber se ele vai readaptar o bordão: “Você sabe o que faz um vereador?”

Desafio

O secretário de Saúde de Içara, Gustavo de Jesus, admitiu na terça-feira (28), durante entrevista à Massa FM, que o município vai ter que fazer um esforço danado para conseguir se aproximar da meta de imunização de 95% das crianças durante a campanha da Pólio. Ele lamentou que as pessoas tenham deixado de acreditar na ciência e politizado um tema que é tão caro para a saúde do país.

Resgate

A Unesc está preparando para setembro a primeira edição de um festival de Corais. Será um evento ainda embrionário, mas que vai tentar gradativamente resgatar uma das principais manifestações culturais de Criciúma. Durante antes o Festival Internacional movimentou a economia do município, trouxe para cá grupos de diversos países e colocou Criciúma como uma referência. “Vai ser um primeiro passo mas com ousadia”, explica o maestro Joel Oliveira.

Ainda na Unesc

Em junho, a Universidade deve ativar no Parque das Nações uma extensão do seu tradicional e consolidado Museu de Zoologia. Para compensar o espaço físico limitado, uma estrutura especial está sendo preparada com muito carinho pela professora Morgana Gaidzinski. Será, com certeza, um ganho importante para o parque, que se tornará cada vez mais atrativo.

Foco no Esporte

Eduardo Simão viveu nos últimos 30 dias a experiência de vivenciar o Legislativo de Içara. Está encerrando esse processo ainda mais convicto de sua aptidão para a política. “Eu sei que posso estar lá, quero estar e saio convicto de que tenho muito a contribuir com a minha cidade”, pontuou. Em entrevista ao Microfone Aberto da Massa FM, Simão confirmou sua pré-candidatura para outubro deste ano, elogiou a estrutura que vem sendo preparada pelo PSD e avisou que vai manter suas pautas. “O PSD está com uma grande nominata e com muita confiança. Eu vou manter as minhas bandeiras que são a educação, o esporte e a prática da atividade física como promoção de saúde para nosso município. Vou levar isso à população e tenho certeza de que eles acolherão a proposta”.

Satisfeito

Ibanez Zanette optou por não participar do processo eleitoral em içara. Avaliou que permanecer no IMA consolidaria sua imagem dentro do PL e do governo. Ele garante que está satisfeito e que considerou a medida acertada. No evento da transição energética, acabou elogiado pelo prefeito Salvaro pela agilidade e condução técnica dos assuntos ambientais na cidade.