Guidi, Júlio, Salvaro e a transição energética 1

A segunda-feira foi de presença do governador Jorginho Mello com todo seu staff em Criciúma. Na pauta, o lançamento do plano de transição energética justa. No pano de fundo, o processo eleitoral e uma estratégia de Salvaro para evidenciar seu governo e o seu pré-candidato. Em um auditório lotado com lideranças políticas e empresariais, Ricardo Guidi fez valer sua condição de secretário de Meio Ambiente e chamou para si a pauta. Aliás, recebeu essa missão do próprio governador, que ao encerrar seu brevíssimo discurso disse: “Cuide disso como se fosse um filho”.

2

Antes de Jorginho, o próprio Guidi falou. Destacou a importância do projeto para a economia e para o meio ambiente da região Sul. Fez referência ao projeto aprovado em Brasília dando sobrevida ao setor carbonífero e, em vídeo, apresentou o Santa Catarina 2050. Quando o deputado Júlio Garcia foi falar, fez menção a ações em Criciúma que já encaminhavam para um modelo mais sustentável. Fez questão de frisar que a cidade já está na vanguarda e em seguida preparou o terreno para o atual prefeito.

3

Clésio apresentou em vídeo os parques em área que antes eram ambientalmente degradadas. Apresentou os carros elétricos, a usina fotovoltaica. Fez questão de lembrar que “essa é a vida real. O Santa Catarina 2050 já acontece aqui. Trabalhando e agindo mais e falando menos”, disparou o alcaide lembrando que estas ações também tinham o dedo de Vaguinho. Uma posição que, pelo menos por ora, deixa claro que aquela especulação sobre uma possível aproximação entre PSD e PL, hoje está fora de questão.

Um mês

Ainda falando do processo eleitoral em Criciúma, Vaguinho Espíndola completou no domingo um mês de sua condição de pré-candidato. Em entrevista à Massa FM, ele avaliou essa evolução registrada ao longo dos últimos dias e garantiu que se sente ainda mais pronto para administrar Criciúma. “Eu estou preparado, muito honrado com esse desafio e pronto para ser prefeito. Eu estou conversando com as pessoas, ouvindo delas o que elas entendem ser prioridade para Criciúma e isso vai me ajudar muito a compor um plano de governo. Eu quero ajudar a cidade, sei que posso. Ah, e também estou pronto para um debate”.

Ou Henrique ou Toninho

Durante o evento desta segunda-feira na Acic, eu conversei com o ex-prefeito Gentil Dory da Luz. Ele tem trabalhado nos bastidores para compor uma chapa que ajude o MDB a renovar suas forças em Içara. Me garantiu que o partido hoje está entre dois nomes. “Vamos para a disputa com cabeça de chapa. Estamos conversando, ouvindo, mas o candidato a prefeito será o Toninho ou será o Henrique Guglielmi”, garantiu.

Com o PP

Já em Siderópolis, o cenário da oposição vai se desenhando. MDB terá Hélio Cesa, o Alemão, como o candidato e o vice deve vir do PP. É bem verdade que essa é uma mistura que até bem pouco tempo seria impensável. Alemão se mostrou afiado e não esconde sua revolta com algumas declarações do atual prefeito Franqui Salvaro. Na hora certa, ele promete retrucar.

Em Casa

O prefeito afastado de Urussanga, Gustavo Cancelier, teve sua prisão preventiva revertida para domiciliar. O motivo foi o infarto sofrido por ele no presídio Santa Augusta. Preso em abril, ele é acusado de desvio de recursos e enfrenta ainda uma CPI no Legislativo que pode terminar com sua cassação.

Na Quarta

A clínica médica da Cooperaliança será inaugurada oficialmente nesta quarta-feira. Informação do presidente Reginaldo de Jesus. Na sexta-feira, a estrutura estará à disposição da comunidade, para que todos possam conhecer. “A partir da próxima segunda-feira, já vamos iniciar os atendimentos e agendamentos para aproximar ainda mais a cooperativa do nosso associado e prestar esse serviço fundamental”.