Prefeituras, entidades e empresas estabeleceram locais de coleta
Criciúma e Região
O recebimento de doações ainda ocorre em toda a região. Vários locais estão sendo usados para recolhimento de matérias. Para ajudar as vítimas, prefeituras e entidades da região carbonífera organizaram campanhas para arrecadar doações.
Dentre os donativos arrecadados estão alimentos não perecíveis, água potável, produtos de limpeza e de higiene pessoal, agasalhos, roupas de cama, calçados e ração para animais. Uma das instituições que está recebendo doações é o Criciúma Esporte Clube, que convoca voluntários no Portão 3 do Estádio Heriberto Hülse.
Pix do governo estadual do RS
O Governo do Rio Grande Do Sul disponibilizou a conta “SOS Rio Grande do Sul” como canal oficial para doações. A chave PIX é o CNPJ 92.958.800/0001-38. A conta bancária criada pelo Banrisul é a mesma utilizada nas cheias do ano passado. A campanha recomenda que ao realizar a operação, o doador confira o nome da conta e da instituição.
Bombeiros Militares de SC reforçam operações de resgate
Equipes de Força-Tarefa do Corpo de Bombeiros Militar de SC foram deslocadas para o Rio Grande do Sul, concentrando-se em áreas afetadas por deslizamentos e inundações. Com 39 bombeiros militares, a operação já resultou no resgate de 2 pessoas e 1 animal. Outro grupo, com 8 bombeiros, 4 cães e diversos equipamentos, foi enviado de Lages para Bento Gonçalves. O CBMSC agora tem 47 membros atuando no estado vizinho.
Empresa envia 10 mil pães em ajuda
A Pães Magaldi, de Criciúma, doou cerca de 10 mil pães para os afetados pelas cheias no Rio Grande do Sul. As doações, acompanhadas de outros itens coletados, foram transportadas em quatro furgões e uma caminhonete. O proprietário da empresa, Cleber Machado Magaldi, destacou que a iniciativa é parte do compromisso contínuo da empresa em ajudar comunidades necessitadas.
Policiais penais vão ao RS
Trinta policiais penais de Santa Catarina foram autorizados a prestar assistência emergencial a unidades prisionais no Rio Grande do Sul, atingidas por inundações. A missão inclui o apoio à Penitenciária de Canoas 1, Complexo Penitenciário de Canoas e Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro. O secretário da SAP, Carlos Alves, destacou a prontidão e a qualificação do contingente catarinense. Desde o início das ocorrências, a SAP mantém contato com autoridades gaúchas para coordenar o auxílio.