Estado consegue prorrogar as 10 habilitações de leitos de UTI para Covid-19

17

Além de Içara, portaria do Ministério da Saúde contemplou outros 35 leitos em municípios catarinenses

Da Redação

O Governo do Estado conseguiu a habilitação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a prorrogação de alguns existentes para tratamento de adultos com Covid-19. Isso implica que a conta destas internações serão pagas com dinheiro federal via Sistema Único de Saúde e não mais via caixa do estado de Santa Catarina. A portaria 2.690 do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (5) contemplou os 10 leitos do Hospital São Donato, em Içara, já usados para pacientes com o novo coronavírus, e outros 35 leitos nos municípios de Balneário Camboriú, Brusque, Florianópolis e Joinville.

Foram ou se mantém habilitadas UTIs nos hospitais São Donato (10), Ruth Cardoso (10), Azambuja (12), Imperial de Caridade (5) e Bethesda (8). A habilitação de terapia intensiva é válida por 90 dias, podendo ser prorrogada por mais 30 dias. Os leitos são destinados para o atendimento exclusivo dos pacientes SRAG/Covid-19.

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, destacou que o Governo do Estado tem se empenhado em novas habilitações e prorrogação das já existentes. Hoje (7), ele viaja à Brasília para tratar da manutenção das UTIs em Santa Catarina. “O objetivo é manter parte da estrutura para atendimento da demanda das cirurgias eletivas, que deixaram de ser realizadas durante a pandemia”, completa.

Segundo o diretor administrativo do São Donato, Júlio César de Luca, a habilitação é garantia de pagamento. “Agora vamos lutar para a manutenção destes leitos para 2021 porque em tese o credenciamento é por apenas 90 dias renováveis por mais 30”, finalizou o diretor.

Desde o início da pandemia, o Governo do Estado ampliou em 127% o número de leitos de UTI adulto, chegando a um total de 1.533 leitos na rede pública.