Livro é direcionado aos leitores de 3 a 9 anos e está nas versões inglês e português

Criciúma

A jornalista, autora e artista plástica Dayana Rampinelli irá lançar o livro infantil “Maria e o Mundo Mágico” na Livraria Fátima, em Criciúma, a partir das 10h, no próximo sábado (11). O evento é aberto ao público. Este livro inaugura uma série de quatro obras educativas que prometem envolver crianças e adultos em aventuras repletas de criatividade.

“Nosso livro já foi lançado nos Estados Unidos, na Ásia, e está sendo comercializado em todos os websites do Brasil e na Amazon Worldwide. Estou entusiasmada em compartilhar as histórias e interagir com as crianças que estiverem presentes. Será uma oportunidade maravilhosa para conversarmos e lermos juntos”, comentou a autora, que é natural de Nova Veneza.

A história de “Maria e o Mundo Mágico” gira em torno da protagonista Maria e seu fiel companheiro Pop, um cachorrinho que chega em seu sexto aniversário. Juntos, eles mergulham em um universo imaginário repleto de experiências comoventes, onde a confiança e autoestima são habilidades-chave para desbravar esse novo mundo.

Dayana, inspirada por sua própria infância, encontrou na criação de livros infantis uma maneira de transmitir valores e estimular a imaginação das crianças. “Esta tetralogia não apenas diverte, mas também ensina lições importantes sobre conexões familiares, autoconfiança e a capacidade de realizar sonhos”, observa ela.

Filantropia

A série Maria e o Mundo Mágico encanta com sua narrativa envolvente e também abraça causas sociais de inclusão a programas educacionais e filantrópicos voltados para crianças de baixa renda. Um dos projetos é em parceria com o Bairro da Juventude, em Criciúma, no programa de acesso à língua inglesa para crianças da instituição.

“Nossos leitores abrangem crianças a partir de três anos, além de pais e familiares interessados em compartilhar a experiência da leitura com os pequenos. Escolas particulares e Prefeituras já incorporaram o livro em suas grades curriculares”, explica a autora, informando ainda que em 2024, está previsto o lançamento do segundo livro da série.

“Acredito plenamente que a Educação e o acesso à informação são fundamentais para construir uma vida com mais oportunidades. Foi por isso que um dos meus projetos favoritos é o programa de inglês ‘Mary and the Magic World’ voltado para a Educação. A informação representa poder, e a verdadeira autonomia e liberdade residem no conhecimento”, enfatiza ela.

Como surgiu a ideia do livro

A ideia para escrever a saga de “Maria e o Mundo Mágico” nasceu de um momento carregado de significado, em um café em Florianópolis, quando rabiscava uma história infantil em um guardanapo. Com uma vida marcada pela escrita tanto profissionalmente quanto como forma de lazer, Dayana estava habituada a criar pequenos fragmentos textuais, como o início de tramas ou breves narrativas ficcionais, em momentos do dia a dia.

Para criar o universo criativo da protagonista, Dayana recorreu às suas próprias memórias infantis, especialmente aquelas vividas na sua terra natal, em Nova Veneza. A influência da avó, o desejo de ter um animal de estimação, o amor incondicional dos pais, as transformações simbólicas nas datas de aniversário, o contato com a natureza, a conquista do amor-próprio, a curiosidade em entender o mundo, a formação de amizades, a coragem para explorar novos lugares e a criatividade para inventar histórias fantásticas são elementos que se entrelaçam na trama, conferindo-lhe autenticidade e profundidade emocional.

Sobre a autora

Dayana Rampinelli é jornalista, autora e artista plástica nascida em Nova Veneza, Santa Catarina. Com uma trajetória profissional diversificada, após sua formação em jornalismo, viveu em diversas cidades e países, acumulando experiências ao longo de 20 anos de carreira. Durante esse período, desempenhou papeis fundamentais como produtora de reportagens, roteirista e relações públicas. Em 2013, estabeleceu-se nos Estados Unidos, buscando dedicar mais tempo à escrita e à pintura.