O flagelo gaúcho
Mais de 840 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. Esse é o maior desastre ambiental da história do estado. 341 municípios foram atingidos pelas chuvas. O número de mortes subiu para 78, 105 pessoas estão desaparecidas, mais de 115 mil estão desalojadas e 18 mil estão em abrigos. A reconstrução do estado terá apoio do governo federal. Foi o que disse neste domingo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele visitou o Rio Grande acompanhado de representantes dos três poderes. Serão necessários pelo menos mais 30 dias para que as coisas comecem a voltar gradativamente ao que consideramos normal. Para isso, será necessário um esforço conjunto de forças para que o estado tenha aporte financeiro. Uma das sugestões é usar o dinheiro do fundo eleitoral. Aqueles 5 bilhões que financiam campanhas. É uma grande ideia para quebrar um galho e que será muito bem-vinda.
Pode surpreender
Um dos líderes históricos do PT do Sul, Zé Paulo Serafim, disse nesta segunda-feira que Arlindo Rocha pode surpreender na eleição. “Enquanto todo mundo fica achando que a eleição está resolvida, ele pode ir avançando aos poucos. O Décio, em 2000, começou com 1%, então eu acredito. Acredito e vou trabalhar para isso.”
Vender a cidade
Pré-candidato ao Legislativo pelo MDB, Dorvanil Vieira disse ontem na Massa Fm que, se eleito, vai levar para a Câmara o trabalho de vender melhor a cidade. “Faz décadas que falta uma grande empresa em Criciúma. Acho que falta isso, falta a cidade se vender um pouco melhor, mostrar todos os seus potenciais. Tem muito a ser feito e creio que minha experiência pode engrandecer o debate.”
Debate chato
Sinceramente, está insuportável debater qualquer assunto no Brasil. Na era da radicalização, tem dois grupos vivendo em uma bolha e qualquer assunto é motivo para debates infrutíferos, ataques mútuos que não constroem absolutamente nada. Vamos ao caso da Madonna. Os chatos que não gostam da cantora passaram o sábado assistindo ao show só para conseguirem ser chatos e lacradores na rede social. Vejam pelo prisma da concepção básica do que a direita mais defende. A direita no mundo prega a liberdade individual, por exemplo. Olha, foi ao show quem quis e quem curte já sabia o que ia encontrar. Ah, mas foi transmitido pela TV. Bom, nesse caso é só desligar ou mudar de canal. Mas não tem que lacrar, tem que arrumar um jeito de atacar alguém e é assim que a vida segue. Sem construir nada e só falando bobagem sem sentido e sem argumento.
Saiu
Depois de uma longa espera, o governo de Criciúma inaugurou neste sábado a Giro Lodetti, a rua coberta de Criciúma. Durante seu discurso, o prefeito Clésio Salvaro assumiu a responsabilidade pelo atraso da obra. O espaço agora deve ser utilizado para a realização de shows e eventos para oxigenar o comércio da região.
Em alta
O comércio do município de Içara abre a semana com expectativa de movimento intenso. Segunda melhor data do ano, o Dia das Mães, celebrado no próximo domingo, deve ter uma ampliação nas vendas em pelo menos 10%. A CDL preparou uma série de ações e promoções para atrair ainda mais os clientes. Além disso, as lojas também ampliam o horário de atendimento na sexta e no sábado para garantir tempo extra para as compras.
Apoio
O governo de Criciúma encaminhou duas carretas com 80 toneladas de mantimentos para as famílias atingidas pelas enxurradas no Rio Grande do Sul. Os veículos que levaram os donativos dos criciumenses iniciaram o trajeto até o estado vizinho neste domingo. A campanha de arrecadação segue com pontos de coleta no estádio, na universidade e em lojas do comércio de Criciúma.
Valorizando
A 3ª Semana de Valorização da Família de Içara começa nesta terça-feira com uma programação recheada de atrações. Pelo terceiro ano consecutivo, todos os departamentos do governo municipal se unem para promover e valorizar os laços familiares como base da sociedade. A iniciativa seguirá até o sábado, dia 11, com o evento de encerramento na Praça da Matriz São Donato.