Reajuste de 50%

Pré-candidato do PT ao governo de Criciúma, o advogado e ex-prefeito de Maracajá Arlindo Rocha já tem bem definidas as duas principais bandeiras que pretende trabalhar durante o processo eleitoral deste ano em Criciúma. Segurança e Educação são, segundo ele, duas prioridades que a cidade precisa enfrentar. Na segurança, uma das propostas é recriar a Guarda Municipal. “Mas fazer isso com um outro modelo. A defesa é que tenhamos uma guarda equipada, treinada e monitorada. Profissionais que atuem usando a tecnologia, com drones e que dessa maneira possam auxiliar a Polícia Militar e reduzir os índices de criminalidade em Criciúma”.

50% para professores

Na educação, Arlindo defende um ensino técnico, qualificador de mão de obra e sobretudo a valorização dos professores. A proposta é elevar, gradativamente ao longo de quatro anos, o salário dos professores em 50%. “Estou falando em ganho real e sim é possível. O dinheiro do Fundeb, 70% pode ser usado para folha e é isso que estamos propondo. Elevar a educação a um novo patamar”. “Vamos fazer uma eleição propositiva, sem entrar nas questões ideológicas porque elas não resolvem os problemas da cidade, mas se for necessário vamos debater isso também. Não podemos permitir que alguns informados e mal-intencionados enganem uma maioria bem-intencionada”.

Transporte gratuito

Durante entrevista à Massa FM, Arlindo Rocha também falou de transporte. “Temos modelos bem-sucedidos em Forquilhinha de transporte gratuito e que podem ser implantados em Criciúma. Com o governo subsidiando esse setor para que o trabalhador não tenha que comprometer a sua renda com o transporte e ainda possamos ter assim um trânsito melhor, mais humanizado”.

No páreo

Uma das lideranças do bairro Santo Antônio com forte atuação na área da saúde, acadêmico de enfermagem da Unesc, Hugo Nascimento é um dos nomes do MDB para a disputa de vaga na Câmara de Vereadores de Criciúma na eleição deste ano. Presidente da Associação de Moradores do Bairro Santo Antonio, ele passou recentemente pelo Curso de Formação de Lideranças da Unesc. Hugo vem trabalhando forte nos bastidores. “O MDB tem uma grande nominata. Nomes que representam a renovação da nossa política e estou pronto para dar a minha contribuição”.

Em Siderópolis

Pré-candidato à reeleição em Siderópolis, Franqui Salvaro não tem poupado críticas à formação de uma chapa de oposição na cidade. Sem citar nomes, mas em uma clara referência aos ex-prefeitos Guinga Warmiling e Hélio Cesa, o Alemão, ele disse que há meia dúzia disposta a gastar o que for preciso para “tirá-lo” do Paço. “Eles se acham donos da cidade. Estão interessados em defender apenas o que lhes interessa e não defender o povo. Mas eu estou pronto, tranquilo porque entendo que fiz e estou fazendo um bom governo. A nossa aprovação supera os 70% e provocamos na cidade transformações que eles não fizeram em bem mais tempo de governo. A urna vai dar a resposta”.

Falando em resposta

O ex-prefeito Alemão ouviu a entrevista. Fez questão de pontuar que não concorda com o que Franqui disse, mas garante que a resposta não será dada agora e sim no momento certo.