Saionara Correa de Carvalho Bora assumiu o cargo com a prisão de Gustavo Cancellier

Criciúma

Como o prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier, preso na última terça-feira (16) pela Operação Terra Nostra, da Polícia Civil, também era o atual presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), a entidade realizou uma reunião extraordinária na sexta-feira (19) e definiu a prefeita de Lauro Müller, Saionara Correa de Carvalho Bora, como nova presidente.

Os prefeitos estiveram reunidos e conforme o Estatuto realizaram a destituição do antigo presidente e assume a vice-presidente. A nova presidente tem uma visão clara e determinada para fortalecer a união entre os municípios. “Uma das metas é de unificar os prefeitos e direcionar esforços comuns com objetivos compartilhados. Isso será essencial para fortalecer a associação. Gostaria que os 12 prefeitos voltassem a sentar na mesma mesa, no mesmo tempo, no mesmo horário, porque eu entendo isso, que uma associação só tem força se todos estiverem olhando para o mesmo caminho. É um pedido que eu faço a todos os prefeitos. Estou confiante de que a Amrec alcançará novos patamares de sucesso e representatividade em benefício de toda a região”, afirmou.

A briga iniciou com a presidência de Noi Coral, prefeito de Morro da Fumaça, que substituiu a diretoria executiva da entidade. Demitiu Nelson Silva do cargo e contratou Clédio Fachin, por querer uma pessoa de sua confiança na função. Seis dos 12 prefeitos da Amrec pediram, então, que o prefeito de Morro da Fumaça colocasse Silva na diretoria do CIS-Amrec. Como não possui gerência sobre o consórcio, Coral alegou que não poderia fazer a substituição, gerando uma ruptura. E, por isso, Saionara pede que os 12 prefeitos voltem a conversar.