Há uma divisão, entre os lojistas, quanto ao crescimento das vendas do verão em Balneário Rincão, mas no geral a avaliação é de que a temporada vem proporcionando saldo positivo aos negócios da cidade. Em certos nichos de mercado, os lucros estão maiores, enquanto outros permanecem com o volume negociado equivalente ao do mesmo período do ano passado e alguns tiveram quedas no faturamento.

“Alguns segmentos tiveram aumento de 20%. Outros não tiveram aumento. Um exemplo são as lojas de roupas. Nós conversamos com alguns proprietários e eles disseram que permaneceu igual aos outros anos. Já no meu ramo, o aumento foi de 25%”, coloca o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Rincão, Marcelo da Luz Rodrigues, que é supermercadista.

“Este ano foi bem, vendeu quase a mesma coisa do ano passado, diminui um pouco. Eu queria ter vendido mais. Porém deu um problema com a empresa terceirizada que cuida do meu sistema de crediário, ali perto do Natal. Eles aumentaram os juros e baixaram o número de parcelas no crediário. Isso me prejudicou bastante, porque acabei cancelando e perdi vendas. A gente poderia ter vendido mais se não fosse isso”, declara a proprietária de uma loja de roupas, Lisiane Esteves Lima.

 

Turistas e veranistas

 

Um bom indicativo para as vendas desta temporada e de futuras foi o crescimento de turistas e veranistas comprando. “O público do Rincão é mais acostumado a comprar no crediário. Os turistas e veranistas compram mais à vista. Eu vendi bastante à vista, porque nesta temporada aumentou o número de turistas comprando”, relata Lisiane.

No ramo dos materiais de construção, a comercialização segue a média da temporada passada. “Para nós, agora é meio parado. As nossas vendas são mais em novembro, dezembro. Em comparativo com as vendas do ano passado, esse ano foi igual, não foi nem ruim, nem muito bom”, comenta o dono de uma loja do segmento, Carlito Pavei Darolt.

 

Alimentação

 

Proprietária de uma rede de confeitarias, Marcia Aguiar tem uma unidade no Rincão e está contente com as vendas da temporada.  “As vendas não baixaram, estão dentro do esperado. Não está nem melhor, nem pior do que o ano passado. Teve dias em que o movimento foi mais fraco, mas teve dias que compensou”, afirma.

A temporada não está sendo tão benéfica ao restaurante de Flavio Vieira. “As vendas mudaram muito. Antes o pessoal comprava quatro, cinco garrafas de cerveja e sentava para conversar. Hoje eles compram só uma”, cita. “Piorou um pouquinho (as vendas) em relação à temporada passada”, emenda.

Mas o comerciante tem expectativa que com o desenvolvimento, principalmente da infraestrutura, aumente a clientela. “Com o término do calçadão, eu acho que vai começa a chamar mais gente para o negócio, mais gente vai caminhar e vai ver os negócios”, estima.

 

Infraestrutura e eventos elevam o faturamento

 

O avanço do município na área da infraestrutura anima Marcia Aguiar, proprietária de uma confeitaria em Balneário Rincão. “Isso traz mais pessoas à praia, à procura de lazer. Animou bastante a gente, os comerciantes”, ressalta.

Carlito Darolt, proprietário de uma loja de materiais de construção, vê como uma ótima iniciativa os investimentos em eventos e melhorias na infraestrutura que a cidade vem recebendo. “Este ano vamos ter várias atrações, isso tudo ajuda. No Réveillon, já deu bem mais gente do que em outros anos. Acredito que está melhorando cada vez mais”, avalia.

A conta é simples: mais atrativos, mais visitantes, igual a maior movimentação e consequentemente maior faturamento. A fim de alavancar e estimular as vendas no Rincão, a Câmara de Dirigentes Lojistas se juntou à prefeitura em uma ação para o Natal, que incluiu passaportes para a área VIP no show de Leonardo, realizado em 14 de dezembro, marcando oficialmente o início da temporada.

A parceria continua e a CDL está preparando uma promoção para favorecer tanto comerciantes quantos clientes. A iniciativa ainda está sendo organizada, mas segundo o presidente da entidade, Marcelo Rodrigues, também haverá a distribuição de ingressos na área VIP para os comerciantes sortearem entre os clientes. Agora, para o show da dupla sertaneja Maiara e Maraisa, que acontece no dia 7 de fevereiro, às 19 horas, no calçadão à beira-mar.

“Nós ainda não sabemos a quantidade que cada um vai receber, mas com certeza é algo que vai estimular as vendas”, acredita Rodrigues. “O fortalecimento do comércio tem sido nossa principal bandeira”, diz o prefeito Jairo Custódio.