Fatos investigados na operação chegam ao Judiciário; denunciados teriam fraudado concorrência pública para obra em ginásio

Forquilhinha

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) denunciou cinco pessoas em Forquilhinha por fraude em licitação. Dois são proprietários de uma empresa de engenharia, e os outros três são funcionários da prefeitura. As acusações referem-se à manipulação de uma concorrência pública para a realização de uma obra no ginásio do bairro Santa Líbera.

A investigação, iniciada com a operação Maktub, revelou um esquema ilícito. A primeira tentativa de licitação foi anulada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por irregularidades, e a segunda também foi cancelada pelas mesmas razões. Na terceira vez, após ajustes no edital, três empresas participaram da concorrência. No entanto, os denunciados teriam iniciado movimentações para fraudar o processo a favor de uma delas. O empresário, um dos acusados, teria oferecido dinheiro a um concorrente para desistir da licitação, mas sem sucesso. Posteriormente, uma funcionária da empresa dos denunciados teria colaborado com dois funcionários municipais para abrir e manipular os envelopes das propostas concorrentes.

A empresa dos acusados acabou sendo a vencedora da licitação. As investigações sugerem que o esquema ilícito já estava em curso desde 2023, envolvendo informações privilegiadas e cláusulas restritivas nos editais para favorecer a empresa dos denunciados. Os acusados enfrentam diversas acusações, incluindo associação criminosa e fraude em licitação. Um dos empresários está detido preventivamente.