Paróquia Santa Bárbara faz vigília em sintonia com a JMJ

Assim como na Cidade do Panamá, milhares de jovens estiveram reunidos em vigília, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, na noite do último sábado. Em Criciúma, a juventude da Paróquia Santa Bárbara, em comunhão e sintonia com os três representantes da paróquia e jovens católicos do mundo inteiro que foram ao evento no Panamá, realizou também a sua vigília.
Às 19 horas, foi celebrada a missa na igreja Mãe Peregrina, no bairro Santo Antônio, presidida pelo pároco, padre Wilson Buss. Logo em seguida, por volta de 20 horas, teve início a caminhada até a comunidade Santa Bárbara, onde os jovens contaram com a pregação conduzida pelo padre Samuel Colombo Pirola, vigário da Paróquia de Forquilhinha. A partir das 21h30min, os jovens acompanharam, ao vivo, a transmissão da vigília direto do Campo São João Paulo II – Metro Park, no Panamá.
Representaram a Paróquia Santa Bárbara, entre os jovens da Diocese de Criciúma participantes da JMJ, Leonardo Albano da Rosa, Ana Paula de Souza Bonazza e a angolana Epifania Dinora Nunes Fila.

“É uma cultura muito diferente, o que nos faz ter uma troca muito legal. No condomínio em que ficamos, eram todos brasileiros. Fizemos amizade e formamos um grupo de cerca de 15 pessoas, participando dos eventos juntos. Conseguimos chegar próximo à grade e vimos o Papa Francisco bem de perto. Depois da missa e da homilia incrível dele, retornamos e conseguimos vê-lo passar. No dia seguinte, acordamos às 4 horas para poder ver ele novamente”, relata o jovem Leonardo.
O evento foi encerrado no domingo.

Cáritas é premiada em Projeto Voluntariado da Fundação Banco do Brasil

A Cáritas Diocesana de Criciúma, na pessoa do presidente, padre Wilson Buss, recebeu oficialmente, no dia 27 de dezembro, as chaves de um veículo Oroch e uma carretinha, frutos de um projeto encaminhado à Fundação Banco do Brasil, dentro do Programa Voluntariado.
Visando incentivar o trabalho voluntário, o Banco do Brasil fez, no início de 2018, uma chamada interna (edital). Se o banco tivesse entre seus funcionários alguém que prestasse serviço voluntário em alguma instituição, este poderia inscrever a instituição. “E tivemos a sorte de ter no Banco do Brasil a Neide Negro, voluntária da Cáritas, que imediatamente nos acionou e trouxe toda a documentação para que pudéssemos encaminhar o projeto“, explica o sacerdote.
Segundo ele, para a Cáritas, o carro maior e a carretinha serão de extrema importância para o transporte de equipamentos das Feiras de Economia Solidária (tendas, produtos, etc.); o translado dos equipamentos e roupas dos Bazares Solidários, inclusive, dos bazares itinerantes; a busca e entrega dos pães e cestas básicas; dos ovos que frequentemente são doados para a Cáritas; buscar e entregar móveis e demais equipamentos doados para famílias em situação de vulnerabilidade social; para o trabalho de acompanhamento junto aos catadores de materiais recicláveis e os imigrantes e para a formação nas entidades membro.

Missa da Promessa é marcada por doações

O Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, promoveu no sábado a Missa da Promessa. A celebração foi marcada pela arrecadação e bênção de alimentos não perecíveis que serão doados à Cruz Vermelha para distribuição a famílias necessitadas.