Divergências por causa do VAR ditou os bastidores do confronte pelas quartas de final
Criciúma
O confronto entre Hercílio Luz e Criciúma tem clima tenso em função das divergências durante a semana pela presença do VAR nos dois jogos. O jogo de ida será neste sábado (9), às 18 horas, no Estádio Aníbal Torres Costa, em Tubarão. O VAR, alías, chegou na quinta-feira (7) no estádio para ser instalado.
“O Hercílio Luz SAF se posiciona frontalmente contrário à decisão unilateral da Federação Catarinense de Futebol (FCF) em relação à utilização do VAR na partida contra o Criciúma. Entendemos a importância que a ferramenta tem no futebol desde a sua implementação, mas não nas condições impostas para este jogo. O VAR é fundamental quando aplicado em sua estrutura plena, ou quase isso. No caso deste sábado, a situação é diferente”, disse em nota o Hercílio Luz por conta desta polêmica.
Segundo o Hercílio Luz, o Estádio Aníbal Torres Costa não oferece atualmente a condição para que um número aceitável de câmeras seja disponibilizado à arbitragem. Mas agora com a aparelhagem lá, vai ter que comportar.
Guedes rebate
O presidente do Criciúma, Vilmar Guedes, expressou críticas à postura do Hercílio Luz em relação ao uso do árbitro de vídeo nas quartas de final do Campeonato Catarinense. Guedes afirmou ter tratado com o presidente do Hercílio Luz sobre questões de ingressos e a utilização do VAR, mas enfrentou resistência quanto ao árbitro de vídeo. O presidente do Criciúma argumentou que a ferramenta minimiza erros e é uma tendência positiva no futebol. Ele ressaltou que recusar o VAR é “andar na contramão da história” e que a postura do Hercílio Luz foi hostil.
Troca de ingressos para apaziguar
Para apaziguar os ânimos, o Criciúma formalizou uma proposta ao Hercílio Luz para a concessão gratuita e recíproca de 300 ingressos para os jogos das quartas de final do Campeonato Catarinense. O clube adota essa prática desde 2022, buscando que o time adversário ceda bilhetes para a torcida visitante, com compromisso de retribuição quando receberem a equipe em seu estádio. O pedido aguarda resposta do Hercílio Luz em até 24 horas. Caso aceito, os ingressos serão destinados ao staff do Tigre, família de jogadores e torcidas organizadas.
O comunicado oficial destaca a importância da ação para atender aos interesses dos torcedores de ambos os clubes, enfatizando a proximidade das cidades de Criciúma e Tubarão. O Criciúma ressalta a prática benéfica e deixa em aberto a possibilidade de ampliação da quantidade de ingressos, caso haja interesse mútuo. O prazo estabelecido para resposta é de 24 horas, considerando a proximidade do primeiro jogo no sábado (9).