Objetivo é atender o crescente volume de demandas sociais dirigidas ao Ministério Público

Criciúma

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) inaugurou na segunda-feira (4) a nova sede do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Grupo Especial Anticorrupção (Geac) de Criciúma. Com o novo espaço, o objetivo é melhorar as condições de atendimento à sociedade e atender o crescente volume de demandas sociais dirigidas ao Ministério Público.

O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, participou do ato de inauguração e destacou a importância da nova estrutura. “Devemos enaltecer este momento histórico, de consolidação deste trabalho e de agradecimento a todas as forças de segurança que compõem o Gaeco, especialmente ao Governo do Estado, que manteve íntegra essa parceria e, por consequência, o modelo de combate às organizações criminosas”, enfatizou o PGJ.

“Este é também o momento de assumirmos um novo compromisso, de cada vez mais buscar o melhor para a nossa sociedade. Temos, ainda, que agradecer a todos os Promotores de Justiça da região. O Gaeco e o Geac só fazem seu trabalho com um esforço conjunto, trabalho feito por muitas pessoas que nos permitem chegar a este momento histórico de consolidação do modelo e de agradecimento”, complementou.

Antiga sede não comportava mais as necessidades

A primeira sede do Gaeco em Criciúma foi inaugurada em 2010 e já não comportava mais as demandas do grupo. A nova e moderna sede é motivo de orgulho para o coordenador regional do Gaeco em Criciúma, Promotor de Justiça Ricardo Figueiredo Coelho Leal. “Sinto uma satisfação muito grande na entrega desta sede tão grande e moderna. O Gaeco começou suas atividades há 14 anos na região. Tínhamos naquela época uma equipe enxuta e desde então procuramos cada vez mais a participação de todos os parceiros. Vimos que aquela sede ficou pequena, deixou de ser funcional. Demoramos dois anos para encontrar um local que pudesse abrigar a todos. Esta nova sede é o símbolo da essência da nossa atuação, que se volta sempre a buscar novos recursos e possibilidades para dar condições de trabalho no combate à criminalidade”, disse.

O coordenador regional do Geac, Promotor de Justiça Joel Zanelatto, ressaltou que era “com grande satisfação que inauguramos pela primeira vez uma sede do Geac do MPSC, e isso é fruto de muito trabalho conjunto”. “Com essa nova estrutura física teremos ainda mais condições de trabalhar de forma integrada, ágil, com equipamentos modernos, e com isso tudo buscar cada vez mais a aproximação da investigação com a execução. Que essa nova sede seja símbolo de esperança, justiça e cidadania no combate à corrupção”, completou.

Homenagens

Na solenidade de inauguração, o MPSC prestou homenagens a policiais civis, militares e delegados que compuseram o Gaeco durante anos e deixavam o grupo naquele momento para seguir carreira em outras áreas. Receberam homenagens o tenente-coronel Fabio da Silva Lisboa, o tenente Márcio Manenti, o sargento Luiz Antônio Bastos, o delegado Airton Ferreira e o policial Márcio Menegaro da Silva.