No PL

Conforme previsto, anunciado e antecipado desde o ano passado, Dalvania Cardoso é do PL. Ela assinou ficha na tarde de ontem em Brasília. Dalvania nasceu no PP, que lá atrás era o PDS, mas entende que agora é hora de mudar. Dalvania, que nunca negou também sua admiração por Jair Bolsonaro, já havia anunciado no ano passado que iria se mudar para o PL. Segundo informações da assessoria do deputado Daniel Freitas, Dalvania está em Brasília para ter a ficha endossada pelo ex-presidente e pelo atual governador do Estado. Dalvania não vai só. As articulações em Içara indicam que com ela seguem a vereadora Silvia Mendes, a Marreca, que hoje está no PSDB. Os progressistas Davi Nazário e Adilson Bertan, os integrantes do governo Israel Rabello e Charles Cargnin. O vereador Gelson Possamai também já recebeu o convite, mas ainda não confirmou.

Dúvidas e Certezas

A filiação de Dalvania deixa o PL com uma candidata e um parceiro. O PP será aliado da prefeita na busca pela reeleição e nem teria como ser diferente. A ida ao 22 também consolida a identificação da prefeita com o bolsonarismo, mas ela coloca em xeque a parceria com o PSD. Recentemente, Bolsonaro apareceu em vídeo dizendo que não iria apoiar ninguém da turma do Kassab (presidente nacional do PSD). Essa situação pode também acelerar a decisão de Alex Michels e companhia. Nos bastidores, há quem avalie que, com Dalvania no PL, ele ficaria mais distante da condição de vice da atual prefeita.

Por outro lado

Há no MDB, e isso é sim assunto de bastidores, quem defenda o nome de Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, como candidato do partido ao governo. Vampiro tem laços com a cidade, sempre figurou na lista dos mais votados no município e poderia gerar um fato novo caso aceitasse transferir seu domicílio eleitoral e se colocasse à disposição do partido na capital do mel. Será?

Restrições

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou, por unanimidade, nessa terça-feira (27), uma resolução para regulamentar o uso da inteligência artificial durante as eleições municipais de outubro. A norma veta o deepfake e cria restrições ao uso de inteligência artificial. Fica restrito também o uso de chatbots para substituir pessoas reais nas ações de campanha. Quem descumprir a determinação poderá ser punido com a cassação do registro de candidatura ou com a perda do mandato, caso seja eleito.

A dengue

O Governo de Criciúma reuniu a imprensa na tarde desta quarta-feira para anunciar uma campanha que tem como principal objetivo reforçar a conscientização da população sobre os cuidados básicos para evitar a proliferação dos focos de Aedes aegypti. “Criciúma hoje é dengue zero. Somos uma cidade que tem estes saldos positivos por conta de um trabalho de prevenção. Algo que é visto como modelo para Santa Catarina. O que estamos fazendo é reforçando a orientação a nossa população porque ela é fundamental para que a cidade continue longe de mais estes problemas de saúde”, afirma o Secretário Acélio Casagrande, titular da pasta da saúde.

Em Conjunto

Segundo o prefeito Clésio Salvaro, a expectativa é que a campanha realizada em Criciúma reverbere em cidades vizinhas. “Porque não somos uma ilha. Criciúma só vai estar segura se as demais cidades também fizerem sua parte. Esperamos que a própria imprensa possa fazer essa cobrança porque esse assunto é muito grave. Estamos fazendo nossa parte, limpando terrenos, derrubando casas abandonadas, punindo, mas precisamos que esse modelo seja ampliado para toda a região”, destaca o prefeito.

Necessidades

Qualificação profissional, valorização local, educação financeira e empreendedora, além de integração. Essas foram algumas das necessidades apresentadas em um café com empreendedores que integram a Associação Empresarial de Içara na manhã desta quarta-feira, dia 28. “Entender o cenário atual das empresas é fundamental para podermos, unidos, atuar em conjunto na construção de oportunidades e no desenvolvimento local”, ressalta o presidente da Acii, Marco Aurélio Périco Góes.