Universitários iniciam o ano letivo nesta segunda-feira

18

Estudantes calouros das universidades da região terão, como de praxe, uma recepção especial

Criciúma e Região

Com o início do ano letivo nesta segunda-feira, os corredores das universidades da região carbonífera voltam a ser preenchidos pela energia e expectativa dos estudantes. Após um período de férias, os universitários retornam às aulas, prontos para mergulhar nos estudos e nas atividades acadêmicas.

Unesc, UniSatc, Esucri, polos da Unisul e Unibave/Uniasselvi são as que começam suas atividades com a força total hoje.

A Unesc oferece uma ampla gama de cursos, preparando seus alunos para os diversos desafios do mercado de trabalho. Cursos como Direito, Engenharia Civil, Medicina, Psicologia e muitos outros estão com as salas prontas para receber os estudantes que, entre livros e laboratórios, vão construir o futuro de suas carreiras.

Este ano, a universidade reforça seu modelo de ensino-aprendizagem por meio da Graduação Multi, implantada há dois anos. Além disso, as atividades extracurriculares e projetos de extensão continuam sendo um forte pilar no desenvolvimento integral dos alunos, estimulando não só o conhecimento técnico, mas também habilidades sociais e humanas.

A chegada dos estudantes é acompanhada por uma atmosfera de renovação e motivação, com veteranos e calouros compartilhando o mesmo espaço, cada um com seus sonhos e objetivos. A Unesc acolhe a todos, garantindo suporte e qualidade de ensino para que cada um possa alcançar seu pleno potencial.

Já Centro Universitário UniSatc começa com recorde de matriculados. “Este ano temos 600 novos matriculados, então nos preparamos, nos equipamos, construímos novos laboratórios de informática, aumentamos o número de salas de aula e contratamos novos professores para atender toda essa demanda”, conta o pró-reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, Jovani Castelan.

A Unisatc tem mais de 50 laboratórios, equipamentos modernos e grades curriculares atualizadas, segundo o pró-reitor. Os universitários lá fazem os cursos de Administração, Design, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Manutenção Industrial.

Da mesma forma, outras instituições de ensino superior da região, como a Esucri, Unibave, Uniasselvi e o polo da Unisul, abrem suas portas para a chegada de calouros e veteranos, sinalizando o início de um novo capítulo na vida acadêmica de muitos jovens e adultos.

Para os universitários, as aulas que começam marcam o início de um período de trocas de conhecimento, experiências práticas e teóricas, e de um envolvimento comunitário que transcende as salas de aula. A região se destaca pelo ecossistema acadêmico diversificado, que permite aos estudantes uma formação holística e adaptada às necessidades do mercado local e global.

Vagas abertas

Todas as faculdades estão com vagas ainda abertas, seja para o programa Universidade Gratuita ou entrada normal pagando as mensalidades.