Comunicado do clube ainda remete a dúvidas sobre retorno do campeonato no dia 8 de julho e possibilidade de torcida no estádio

Criciúma

Em comunicado ontem, a diretoria do Criciúma Esporte Clube informou que, considerando a resolução de diretoria n°22/2020 da Federação Catarinense de Futebol, que determina a realização dos jogos da segunda fase do campeonato catarinense de futebol profissional da série A 2020, a partir do 8 de julho, e, ao mesmo tempo, considerando o Decreto n°630 do Governo do Estado de Santa Catarina, está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança sanitária para o retorno do elenco de futebol profissional e dos colaboradores do referido departamento, seguindo todas as orientações técnicas das autoridades.

Diz o comunicado, que “além dos serviços de limpeza e sanitização de todos os espaços do Centro de Treinamentos Antenor Angeloni, que serão executadas ainda nesta semana por empresa contratada, será implementado um rígido protocolo de cuidados para todos os atletas e colaboradores, desde o início de sua viagem de retorno à Criciúma, como também, na realização dos testes rápidos em sistema Drive Thrue na próxima segunda e terça-feira no CT”.

Para realizar os treinos com a máxima segurança, o clube fará a entrega de uma cartilha elaborada pelo clube com orientações preventivas e com as normas que serão respeitadas nos treinamentos, deslocamento casa/CT, isolamento e cuidados sociais e convivência entre os atletas nas dependências internas do clube.

Diz o comunicado ainda que em paralelo, em razão da falta de informações oficiais mais precisas por conta do Governo do Estado, e em virtude das muitas interpretações divergentes com relação aos decretos governamentais publicados, que acabaram gerando muitas dúvidas no meio esportivo, o departamento jurídico do clube irá formalizar consulta ao Governo do Estado de Santa Catarina sobre a volta do campeonato.

No intuito de cumprir fielmente as determinações das autoridades, e retomar as atividades do clube dentro da mais absoluta legalidade, o clube quer saber: 1) o posicionamento do Governo do estado de Santa Catarina sobre a resolução n° 22/2020 da Federação Catarinense de Futebol que marca a retomada do campeonato estadual para dia 8 de julho; 2) o posicionamento do Governo do Estado de Santa Catarina sobre a realização imediata de treinos coletivos e com contato entre os atletas, situação indispensável para a preparação de atletas de futebol para posterior participação em partidas; 3) e o posicionamento do Governo do Estado de Santa Catarina sobre a realização de jogos com a presença de público, dentro de uma capacidade limitada a ser discutida entre as autoridades, uma vez que o decreto n° 630 de 1º de junho de 2020 suspende o acesso de público a eventos e competições da iniciativa privada até 5 de julho.

Segundo o clube, “estas ações, além de buscarem segurança sanitária, visam também, retomar as atividades do futebol com a segurança jurídica necessária, resguardando sempre o Criciúma Esporte Clube como instituição.

No comunicado, fica claro que o Criciúma quer a volta do campeonato e com torcida. Dizo comunicado ao seu final: “Por fim, buscamos ainda junto aos órgãos governamentais, a possibilidade de realizar os jogos com a presença de público, de forma legal e segura, a fim de prestigiar nossos torcedores, mas principalmente nossos sócios carvoeiros, que são parte fundamental da manutenção do clube neste período de pandemia da Covid-19”.

Atletas se reapresentam na segunda-feira

Mesmo com dúvidas a serem sanadas, em função da afirmativa da Federação Catarinense de Futebol (FCF) em datar a retomada do Campeonato Catarinense para 8 de julho, o Criciúma decidiu marcar a reapresentação dos atletas para a próxima segunda-feira (15).

Segundo o diretor executivo de futebol do Criciúma, Evandro Guimarães, os “treinos de enfrentamento ainda não estão liberados. Serão 28 atletas que irão se reapresentar, vão realizar os exames [físicos e de Covid-19] e iniciar uma readaptação. Devemos começar os treinos efetivamente na próxima quarta-feira”, calculou.

Ele acredita que, mesmo que ainda sem contato físico, haverá tempo suficiente para a preparação dos atletas. “Nossos atletas já estão treinando individualmente com o acompanhamento do William (Hauptmann, preparador físico do Tigre). Então acreditamos que seja tempo suficiente”, afirmou.