As opções para o Conselho

Associados da Cooperaliança de Içara se reúnem neste fim de semana para a Assembleia Geral da Cooperativa. O encontro começa na sexta-feira com debate sobre os recursos do Fates, criação de uma clínica de saúde para os associados e a aprovação das contas do último exercício. No sábado, das 8 da manhã às cinco da tarde, os associados vão se reunir para escolher o novo conselho fiscal. Duas chapas disputam o pleito. Conversei com representantes das duas na Massa FM. Ficou claro que o clima para a disputa está quente. A chapa 1 cita a ação direta do governo no processo. “Inclusive com professoras de clube de mães fazendo reunião e pedindo voto. Os agentes públicos entraram totalmente no processo”, ressaltou Jaqueline dos Santos, integrante da Chapa 1 e que busca a reeleição. Ela destacou ainda que a Chapa 1 fiscaliza sim a cooperativa. Fez questão de destacar o bom trabalho e a saúde financeira. “A cooperativa tem superávit, tem todas as informações disponíveis para o associado e também é uma referência para o estado”, pontuou. Já a Chapa 2 reclama do que considera falta de transparência. “É o que queremos combater. Nossa proposta é que a cooperativa crie um portal detalhado como tem a prefeitura e que a população possa ter acesso aos serviços detalhados”, ressalta Leonardo Piazza. Ele fez questão de ressaltar que os serviços prestados pela cooperativa são de qualidade. “Isso ninguém discute, mas queremos transparência. Aparece ali um financiamento de 6 milhões junto ao BRDE que ninguém sabe o que é”. Só para pontuar o financiamento em questão, é da Subestação do Balneário Rincão. Ele também não escondeu que tem o apoio do Paço. “E é motivo de orgulho pelo trabalho que vem sendo feito pela prefeita Dalvania na cidade”. Na entrevista restou a dúvida sobre a posição da chapa 2 com relação à criação da Clínica de saúde. A proposta vai para a assembleia e precisará da aprovação dos associados. “Com todo respeito à Cermoful, mas a Cooperaliança não tem que copiar exemplos, tem que ser exemplo”.

Já o presidente

Reginaldo de Jesus está acompanhando com tranquilidade o processo eleitoral. A preocupação principal do presidente é apresentar os números na assembleia desta sexta-feira. “A cooperativa vem acumulando resultados positivos, vem acumulando crescimento. Está com as contas em dia, está tendo papel fundamental no desenvolvimento da cidade de Içara. As empresas vêm para cá porque sabem que vão encontrar energia barata, segura, com atendimento de alto nível e ágil. O nível de satisfação do consumidor, aferido pela Aneel, nos deixa em destaque no estado. As contas estão em dia, estamos investindo em inovação, tecnologia, novos equipamentos e mesmo com tudo isso o saldo é azul. A cooperativa também ampliou sua presença no social atendendo às entidades e agora quer assegurar atendimento em saúde para seus associados. A cooperativa é um exemplo e tenho orgulho de apresentar esses números para os nossos associados”.

Agricultura

A Diretoria de Agricultura de Criciúma retoma nesta quinta-feira as atividades da Feira da Agricultura Familiar. Em entrevista à Massa FM, o ex-vereador Vanderlei Zilli, responsável pelo setor, ressaltou que a feira segue o mesmo modelo do ano passado. A estrutura será montada às quintas-feiras no Estádio Heriberto Hulse e às sextas no Paço Municipal. Zilli ressaltou que o objetivo do projeto é valorizar o produtor rural do município e garantir a ele mais uma fonte de renda.

Três semanas

Alvo de queixas dos motoristas, as obras da Avenida Centenário devem seguir pelo menos até o começo de março. A informação é do secretário de infraestrutura Tita Beloli. Segundo ele, se o tempo colaborar, as equipes vão precisar de pelo menos mais três semanas para fazer a substituição de todo o asfalto danificado que já foi danificado. Até lá, os motoristas vão precisar de um pouco mais de paciência.

Acertando contas

Passado o carnaval, começa a contagem regressiva para a declaração do imposto de renda. O prazo do fisco começa em 15 de março e vai até 31 de maio. Então o contribuinte tem 30 dias para juntar toda a documentação e não deixar tudo para a última hora. Quem não enviar até o fim do prazo, recebe multa pela falta ou pelo atraso. Devem declarar, por exemplo, pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559 no ano passado.

Alternativas

Duas alternativas foram oferecidas aos pais e demais responsáveis por alunos da Escola Municipal Milanez Neto, localizada no bairro Maria Céu, em Criciúma, para o início do ano letivo. A instituição de ensino passará por uma reforma de telhado, e por conta das obras, o espaço não pode receber os alunos na quinta-feira (15). Os alunos podem ir para a estrutura no bairro Tereza Cristina ou realizar as atividades da apostila em casa, no mesmo modelo adotado na pandemia.