Equipamento remete à cultura italiana e faz referência à primeira indústria de Criciúma

Criciúma

A Praça do Congresso, em Criciúma, receberá nos próximos meses uma atafona, que remete à cultura italiana e faz referência à primeira indústria de Criciúma. Atualmente, o Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina, também possui o objeto.

“A roda vai oxigenar a água dando mais vida aos animais que vivem no lago. Já foi mandado fazer, entretanto, apenas nos próximos dias saberemos quando ficará pronto. A fabricação ocorre em Criciúma e foi uma ideia do prefeito Clésio Salvaro. Ainda estamos em fase de compra de madeiras e o valor exato do projeto ainda não temos”, explica o secretário-geral, Arleu da Silveira.

A atafona faz parte da revitalização da Praça do Congresso. A primeira parte do projeto foi entregue em novembro de 2023. A revitalização incluiu a substituição do petit pavê por paver das calçadas externas e meios-fios, cercamento total da praça, pavimentação de todos os caminhos com paver, a reconstrução de todas as escadarias de acesso da praça (com guarda-corpo, corrimão e rampas de acessibilidade).

Foi executado ainda o cercamento e revitalização da ilha do lago, implantação do espaço pet e de um coreto e deck de madeira, revitalização do parque infantil e da academia, drenagem e iluminação. As melhorias feitas na primeira etapa da revitalização receberam um investimento de R$ 2,3 milhões, sendo que R$ 1,5 milhão é proveniente do Fundo de Desenvolvimento Municipal (Fundem).

Colaboração Rafaela Custódio, Portal Engeplus.