Domingo da Democracia

Da coleta do lixo à escola do seu filho, do emprego ao lazer. Tudo, absolutamente tudo, passa por uma decisão política. Justamente por isso o seu gesto neste domingo é tão importante. O voto, não é um dever, é um direito. É a chance que você tem de contribuir com a melhoria do seu bairro, da sua cidade, da sua qualidade de vida. Eu sei que muita gente não gosta de política, que uma parcela considerável acha tudo isso uma bobagem, mas não é. Quem você escolher vai sim decidir o que é melhor para você. Escolher mal é perder quatro anos. Então cumpra a sua parte, vote consciente e ajude a transformar a sua cidade.

Equilíbrio

Não há a menor dúvida de que a votação em Içara é uma das que mais desperta curiosidade dos eleitores de toda a região. A cidade terá um dos pleitos mais acirrados dos últimos anos. Nos bastidores, a avaliação é de que a decisão deve ser por uma diferença mínima. Há quem aposte em, no máximo, 500 votos.

No Rincão

Com apenas dois candidatos, os eleitores do Balneário Rincão tem uma eleição plebiscitária. Em tese, num cenário como este, a escolha do eleitor é relativamente simples. Quem está satisfeito vota pela reeleição, quem acha que pode ser melhor vota na oposição. E é nessa batida que Charles da Rosa (PSDB) e Jairo Custódio chegam ao pleito deste domingo. Jairo aposta na aprovação do seu primeiro mandato para assegurar a vitória. Charles da Rosa conta o voto do nativo, dos bairros, para tentar surpreender.

Quase definida

Não existe eleição ganha na véspera e a história mostra isso. No entanto, de todas as cidades da região Carbonífera, Criciúma tem um pleito encaminhado. Pelo menos se a gente levar em consideração as pesquisas. Todas as registradas e divulgadas dão ampla vantagem para Clésio Salvaro. A dúvida é saber quem fica em segundo. No caso da cidade essa é uma eleição em que se planta agora para se colher lá em 2024, quando Salvaro não será mais candidato.

Renovação

Antes mesmo de abrir as urnas, já é possível afirmar que a Câmara de Vereadores de Içara terá uma renovação de praticamente 50%. Isso porque sete dos 15 vereadores não disputam a reeleição. Estão na disputa por vaga na majoritária os vereadores Alex Michels e Valdelir da Rolt. Ficaram fora de qualquer disputa os vereadores Rodrigues Mendes, Márcio Dalmolin, Márcio Toretti, Toninho de Mello e Lauro Nogueira.

Cedo

Previsão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina é ter computado todos os dados da eleição deste ano, com a totalização de votos finalizada, até às 20h30min. É o mesmo horário em que terminou a apuração da última eleição municipal. No caso desta, no entanto, pode ter algum atraso. Afinal, em tempos de pandemia, a votação pode atrasar e muita gente ainda pode estar na fila na hora em que, em tese, as sessões devem ser fechadas.

Pronto

Pelo menos 500 policiais militares estão prontos para atuar em toda a região durante o domingo. Efetivo está de prontidão para garantir que todo o processo eleitoral transcorra com tranquilidade.

Limpeza

Criciúma resolveu reforçar a limpeza de córregos e bocas de lobo. Decisão confirmada pelo responsável pela Defesa Civil de Criciúma Dioni Borga. Segundo ele, a medida é necessária para evitar que novos alagamentos sejam registrados na cidade.

Tem edição

Segunda-feira tem edição especial do Gazeta com a cobertura completa do pleito e o resultado das urnas. Foco em Içara, Criciúma e Rincão, mas como resultados e detalhes de toda a Amrec.