No evento, a prefeitura inaugurou o Centro de Convivência e a festa teve novo campeão de consumo de fruta: 860g

Içara

A comunidade de Campo Mãe Luzia viveu um fim de semana de festa pelo seu principal produto: a melancia. A 58ª Festa da Melancia foi celebrada entre os dias 5 e 7 e marcou o fim da colheita da safra da fruta na região.

A festa

A Festa da Melancia teve o retorno de um campeão. Ao todo, Tiago Ingracio faturou o título principal da comemoração de 2024 na comunidade de Campo Mãe Luzia com a ingestão, no domingo, de 860g. Em 2022 ele havia conquistado o troféu com 950g e em 2016 com 1,6 kg, mesma marca de Ronaldo Medeiros. Em segundo lugar no consumo da fruta, o tricampeão César Estevam chegou a 850g nesta edição. Já na terceira posição ficou Pedro Bosse com 800g.

Além da prova de consumo de melancia, a festividade promoveu o arremate da colheita e de brindes, missa, um almoço festivo e uma tarde dançante com o Grupo Jeito Safado ao longo do dia. No sábado, a comunidade reuniu também 350 ciclistas em a segunda edição do passeio pelo Vale das Melancias. Neste ano, mais de 10 toneladas de melancia foram colocadas para degustação gratuita em três dias de atividade.

Inauguração

Na festa, a Prefeitura de Içara inaugurou o Centro de Convivência Dona Rosinha. O espaço, reformado com aproximadamente R$ 82 mil do Governo do Estado, será utilizado para eventos comunitários e encontros do Clube de Mães. O nome do centro homenageia Dona Rosinha, líder comunitária falecida em 2022, conhecida por suas contribuições à igreja e à comunidade.