Reaglutinando a coligação

Depois do anúncio feito pelo PL de coligação fechada com o PP, os demais partidos começam a se articular para definirem também seus times para a disputa eleitoral deste ano em Içara. Ontem, uma reunião colocou na mesma mesa, com os devidos cuidados sanitários, MDB, PSD, PSDB, PcdoB, PT e o prefeito Murialdo Gastaldon. Na pauta, claro o processo eleitoral deste ano e um esforço para reaglutinar a coligação que comandou a cidade nos últimos anos. Nos bastidores, o entendimento é que a coligação teria muito mais forças para enfrentar o PP de Dalvânia Cardoso, que hoje lidera as pesquisas. Para isso acontecer, no entanto, será preciso que as lideranças se entendam sobre um nome único para a disputa do governo. Hoje esse grupo de siglas tem dois pré-candidatos. Arnaldo Lodetti pelo MDB e Alex Michels pelo PSD. Conversei com alguns líderes de partido e a informação é de que a conversa foi inicial, mas positiva.

O relatório de Naatz

Situação do governador Carlos Moisés vai ficando cada vez mais complicada. O Relatório Final da CPI dos Respiradores entende que o governador foi no mínimo negligente e que por isso precisa ser responsabilizado pelo caso. Vem aí mais um processo de impeachment. Sinceramente as chances do governador terminar o mandato parecem cada vez menores.

Condição reafirmada

Márcio Búrigo reforçou ontem pela manhã na Massa FM a condição do PL ser vice de Dalvânia Cardoso. Reforçou mais ainda o desejo do PL de ter Toninho de Mello como vice na chapa. “Mas volto a afirmar. Não há imposição. Se surgir um nome novo que agregue mais à chapa nós vamos apenas compor”. Márcio também confirmou a condição de Júlia Zanatta, candidata em Criciúma. “Isso não está em discussão. O diretório local do partido já fez uma reunião e também sacramentou isso”. Búrigo lembrou também que o PL está definido em Cocal do Sul, onde vai ser vice do MDB, Morro da Fumaça, onde apoia o PP. Candidato a prefeito em Araranguá com o vereador Higor Batista e candidato em Meleiro, onde o prefeito Eder Mattos vai disputar a reeleição. “Uma junção de forças para preparar o estado para que em 2022 possamos ter Jorginho Mello como governador de Santa Catarina”.

Cuidados

Assessorias de imprensa da Amrec, em todos os municípios, suspenderam o envio de material para a imprensa. Cuidado tomado para evitar que prefeitos que vão a reeleição e vereadores possam ficar com problemas judiciais.

Crise na pesca

Cruz Vermelha fez ontem entrega de mantimentos para as famílias de pescadores do Balneário Rincão. Em um ano que iniciou com dificuldades para o acesso ao Seguro Defeso, passou pela escassez de peixe e pela pandemia, as famílias que sobrevivem da pesca estão em situação delicada. “Por sorte tem essa ação da Cruz Vermelha para aliviar as dificuldades”, disse João Picollo, presidente da Colônia de Pesca Z-33. Assunto já abordado na edição de ontem do Gazeta.

Último suspiro

A Caixa começou a pagar ontem a quinta e última parcela do Auxílio Emergencial. Após essa parcela de 600 reais não haverá mais aporte do Governo para os trabalhadores informais e desempregados. Dúvida é como ficará a situação destes profissionais que não estão trabalhando?

Uma hora a menos

Governo de Criciúma queria ampliar horário de atendimento nos bancos para reduzir as filas. A caixa fez o contrário. Se você precisa de algum serviço presencial na Caixa Econômica Federal, atenção! Desde ontem o horário de atendimento será diferente, das 8 horas da manhã até as 13h. Antes as agências ficavam abertas até às 14h.

Piloto

A partir desta quinta-feira (20), o INSS inicia um projeto-piloto para prova de vida dos beneficiários por biometria facial. Nesta primeira etapa, devem participar 500 mil aposentados e pensionistas de todo país. É só baixar aplicativo e usar o Smartphone para fazer todo o processo.

Parados

Trabalhadores dos Correios entraram em greve por tempo indeterminado. Decisão foi tomada na noite de segunda-feira (17). Categoria reclama da suspensão do acordo coletivo que estava em vigor até 2021. Eles também reclama da possível privatização e também do que consideram descaso com a saúde do trabalhador durante a pandemia.

Trabalhando

Alguns candidatos, em especial os que vão disputar vaga no legislativo, já começaram a gravar seus vídeos para as mídias sociais. Rodrigo Gonçalves do PP foi um deles. “Hoje iniciamos produção do vídeo de apresentação da pré-campanha para vereador em Içara. Como morador do bairro Nossa Senhora de Fátima, iniciamos as gravações na Igreja da comunidade onde participo com a minha família das missas e celebrações”, explica.