A entidade iniciará suas atividades de funcionamento em fevereiro de 2024

Balneário Rincão

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Balneário Rincão (Apae-BR) vive a expectativa de em 2024 começar as atividades educacionais. A entidade presidida por Wilson Zanoni teve sua origem em 20 de dezembro de 2018, marcando sua presença como uma associação civil, filantrópica e sem fins lucrativos. A Apae-BR desde então atua nas áreas de prevenção, educação, saúde, trabalho/profissionalização, garantia de direitos, esporte, cultura/lazer, com a missão de “promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio às famílias, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.”

De acordo com Wilson Zanoni, a entidade está prestes a iniciar suas atividades educacionais em fevereiro de 2024, oferecendo suporte a pessoas com deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento, deficiência múltipla e autismo. A instituição visa abranger as áreas educacional, social e de saúde, buscando desenvolver as competências necessárias para a formação e autonomia dos cidadãos. A projeção é atender aproximadamente 100 educandos especiais até 2025.

A Apae-BR teve um longo percurso até o início das atividades em 2024. Em 17 de julho de 2018, houve a primeira reunião com a Federação Estadual das Apaes. Em 23 de setembro daquele ano houve o reconhecimento do terreno doado pelo município de Balneário Rincão no Bairro Chico do Poço. Dois meses depois, em 20 de dezembro, foi fundada a entidade com a eleição da primeira diretoria.

De lá pra cá, com atividades para gerar fundos, como as Feijoadas da Apae-BR, e participação em atividades municipais, como o desfile cívico, a entidade foi ampliando seu conhecimento para a população. As obras da primeira etapa da entidade, garantida com recursos dos parlamentares da Alesc, começou em 22 de janeiro de 2021. A segunda etapa começou em 14 de fevereiro de 2022; e em 15 de março deste ano, houve a primeira reunião na sede da Apae-BR com as obras das salas e dependências concluídas.

“Esse projeto, que nasceu como um sonho da comunidade rinconense, se torna uma realidade concreta com o apoio dos gestores municipais e estaduais, bem como o suporte dos parlamentares da região. A Apae de Balneário Rincão iniciará suas atividades de funcionamento em fevereiro de 2024, com a expectativa de atender até 2025 cerca de 100 educandos especiais”, conclui Wilson Zanoni.