Seis meses

A prefeita Dalvânia Cardoso reuniu a imprensa ontem para apresentar os números relativos aos seus seis primeiros meses de governo. Na saúde falou das ações do enfrentamento a pandemia, lembrou do Zera Fila e da parceria com o São Donato, da implantação do Centro de Reabilitação pós-Covid e das mudanças na Farmácia Municipal. Lembrou dos investimentos na Infraestrutura, na Educação, da capacitação dos professores e da retomada das atividades. Destacou as ações para corte de gastos e a economia, segundo dados apresentados, de mais de 2,7 milhões com a redução de folha e fez questão de ressaltar também a busca por recursos para novos investimentos na cidade. Falou um pouco de cada pasta e apresentou o slogan da atual gestão. “Prefeitura que trabalha, Cidade que cresce”.

Valorização

Governo de Içara pretende apresentar nos próximos dias uma campanha para valorizar os funcionários públicos. Um dos focos serão os profissionais da saúde, há quase dois anos na linha de frente, mas que ainda sofrem com o comportamento de algumas pessoas.

Reforço

Professora Rose Reynaud espera concluir nas próximas semanas o levantamento que vem sendo realizado pelos profissionais da educação de Içara. Após a conclusão deste estudo será elaborado um plano para recuperação do espaço perdido pelos estudantes ao longo do período de pandemia. Entre as medidas, o contraturno escolar será usado para reforçar o aprendizado. A secretária sabe que não será uma tarefa fácil e muito menos rápida.

A usina

Processo licitatório para a compra de uma usina de asfalto para Içara está saindo do papel. Investimento de R$ 1 milhão foi garantido através de emenda parlamentar do senador Amin. Concluída a compra a cidade vai ter que contratar e treinar os profissionais que vão operá-la. Avaliação é de que com o equipamento será possível fazer avançar a pavimentação e recuperação de ruas da cidade.

Pedido especial

Governador Carlos Moisés vai receber nos próximos dias um pedido especial do Governo de Içara. Informação é do secretário Israel Rabelo. A pauta trata especificamente da SC-445. Intenção é encaminhar a revitalização e a humanização da rodovia. A ideia inicial é dar aquela característica de avenida para valorizar a cidade. Seria quase uma continuidade da Centenário, mas mais moderna.

Içara 60 anos

Durante o evento também foi apresentada a marca dos 60 anos de emancipação político e administrativa de Içara, que será no dia 30 de dezembro. Município não vai ter festa por conta da pandemia, mas terá algumas ações. Entre elas, o lançamento de um livro, concurso para elaboração de Hino Içara 60 anos e a inauguração da revitalização da Praça da Matriz São Donato.

Aproximando

Dalvânia fez questão de dizer que o encontro de ontem não era uma coletiva e sim um encontro para aproximar governo e os profissionais de comunicação. Dalvânia, aliás, fez questão de ressaltar a importância da imprensa e lembrou que em tempos de redes sociais é na mídia oficial que a população checa as informações e se mantém atualizada.

Doação

Cermoful segue com suas ações sociais para amenizar o sofrimento das famílias carentes de Morro da Fumaça e região. Serão distribuídos nos próximos dias 500 edredons. Conforme o presidente Rudy Recco, a decisão de comprar e distribuir edredons foi definida em consenso pela atual diretoria e conselheiros. “Estivemos nas casas de muitas dessas pessoas entregando uma cesta básica durante os últimos dias e percebemos que muitos estavam passando frio durante o dia, imagina a noite com as baixas temperaturas. Por isso além da entrega dos edredons, vamos incentivar também uma campanha de doação de agasalhos em parceria com os nossos colaboradores e as entidades sociais que atuam na nossa área de cobertura”.