Inovação

Município de Criciúma lança, no próximo dia 27, o projeto de construção de uma usina fotovoltaica. A estrutura será montada ao lado do Parque dos Imigrantes no Rio Maina. Segundo o prefeito Clésio Salvaro, a usina irá abastecer todas as escolas do município e também os 100 carros elétricos que irão modernizar a frota a partir do ano que vem.

Uma parte

Esse foi apenas um dos pontos abordados durante a entrevista com o prefeito Clésio Salvaro na Massa FM. Foi praticamente um podcast. O prefeito começou falando de sua relação com o Natal. “Anderson, eu me lembro da minha mãe pegando um pedaço de palmeira, de uma árvore, e fincando no gramado. Nós íamos no mato pegar barba de velho para enfeitar a árvore e, ao final do Natal, as bolas e os enfeites eram guardados para o ano seguinte. Ganhávamos nosso carrinho, nossa bola, as irmãs as bonecas. Eu tive uma infância muito rica e guardo com muito carinho até hoje, e esse significado do Natal eu procuro manter na minha casa”, ressalta.

Prefeito Humano

O prefeito, que está em contagem regressiva para ser avô, garante que não será o neto que irá deixá-lo de coração mole. “Mas quem disse que eu tenho coração duro? As pessoas têm essa imagem, dizem por aí que o Clésio é muito duro. Eu sou firme sim com os vadios, com quem não gosta de trabalhar, mas sou muito humano”, ressaltou Salvaro, que fez questão de elogiar novamente Eduardo Moreira. “Eu preciso reconhecer o quanto ele ajudou a cidade e a região. Politicamente tivemos nossas diferenças, ele me atrapalhou muito, mas isso é da política. Eu amadureci e preciso reconhecer que ele é um grande líder político”.

Não só os parques

Salvaro também disse que não vai ser lembrado apenas como o prefeito dos parques. “Eu acho que fiz muitas obras. Coisas boas, como por exemplo, a macrodrenagem. Eu investi muito mais nestas obras que não aparecem, como por exemplo, o canal auxiliar, do que nos parques, mas claro que eles são obras que aparecem”, pondera.

Arleu

Ele também não fugiu à responsabilidade de falar sobre Arleu. “Eu sei que tem muita gente que fala que o Acélio foi o candidato a deputado mais votado da história de Criciúma e que por isso deveria ser o candidato. Eles esquecem que o Acélio ficou em evidência dois anos por conta da pandemia. Esquecem que ele ficou nessa condição porque o prefeito permitiu e esquecem que ele, na campanha, teve um grupo com ele. O Arleu foi para o Acelera não porque é pré-candidato, ele foi porque ele é preparado. Ele conhece a cidade e entende muito de gestão”.

Pronto para parar

Questionei Clésio também sobre o que ele fará quando encerrar seu mandato em 31 de dezembro do ano que vem. “Eu estou pronto. Tenho que cuidar das empresas da família, preciso fazer isso também. Sairei com a consciência tranquila e a cabeça erguida”.

Crescendo

A bola da vez. Assim pode ser definida Içara, a cidade que mais cresce no Sul de Santa Catarina. A Capital do Mel encerrou 2023 registrando o maior crescimento no movimento econômico da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), cuja pujança é atestada pelo Índice de Participação dos Municípios (IPM). Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Fazenda. Para a prefeita Dalvania Cardoso, a notícia vem em boa hora. “Estamos colhendo os resultados do nosso esforço e trabalho. Isso significa mais receita para investirmos em melhorias para a cidade”, pontua. “Mas não podemos esquecer que o maior mérito de todo esse crescimento é dos empresários, que arregaçam as mangas para empreenderem aqui. O poder público muito ajuda quando não atrapalha. Queremos que Içara seja cada vez mais atrativa para novos negócios, aproveitando todas as nossas potencialidades”, completa.