Projeto social criciumense ensina jiu-jítsu para crianças e adolescentes
Criciúma
O Projeto Amigos da Esperança encerrou um ano marcado por vitórias e impacto social transformador, abrindo caminho para um 2024 repleto de desafios e promessas. Diego Caetano, fundador e presidente do projeto, apontou que o próximo deve marcar um novo capítulo na história do projeto. “Não vejo sentido em estar viajando pelo mundo, se os nossos estiverem passando dificuldade, estamos comprometidos com o desempenho no esporte, mas também em fortalecer laços sociais e garantir oportunidades para todas as nossas crianças”, destacou Caetano durante a reunião de avaliação do ano.
O projeto está preparando terreno para o ano que vem, com novas atividades planejadas, incluindo a introdução de aulas de xadrez e um podcast para amplificar as vozes dos projetos sociais e atletas locais. Diego ressaltou a importância do esporte, mas também de sua filosofia, afirmando que o desenvolvimento social das crianças é primordial.
Em 2023, o Projeto Amigos da Esperança celebrou suas primeiras conquistas internacionais, com Maria Luiza Honorato garantindo o terceiro lugar no Mundial de Abu Dhabi e segundo lugar no Circuito Europeu realizado na Irlanda. Além dela, Valentina Raupp também trouxe medalha para casa. A atleta com apenas 5 anos conquistou o ouro lutando contra a primeira do ranking mundial na sua categoria. “Estou muito feliz. Foi muito legal ganhar o ouro no europeu e ter meu pai e minha mãe me aplaudindo”, afirmou Valentina.
Em território nacional também não foi diferente, as competições no Brasil foram palco para medalhas de ouro e uma homenagem especial concedida pela Câmara Municipal a Maria Luiza pela vitória no Campeonato Brasileiro.
Diego Caetano, em avaliação do ano, destacou o compromisso do projeto com a transformação social. “Estamos muito felizes com todas as nossas vitórias em 2023, a expectativa é de que em 2024 estejamos ainda mais fortes e unidos para mais conquistas e, garantir que mais crianças possam ter a oportunidade de crescer e se desenvolver no nosso projeto social”, enfatizou.
Além disso, Gabriel Vieira, ex-atleta e aluno do professor de xadrez Evandro Bitencourt, comprometeu-se a iniciar aulas de xadrez, ampliando o leque de atividades do projeto e buscando fortalecer o desenvolvimento intelectual das crianças. Vieira afirma que pretende buscar o ex-técnico do time criciumense de Xadrez, para reforçar o projeto.
Outras conquistas como a entrada do Judô no projeto em 2023 vislumbrando uma possível olimpíada no futuro e o registro do CNPJ foram citadas por Gustavo Giacometti, professor e também fundador do projeto, que se diz feliz em já poder ver frutos de um projeto que ajudou a iniciar em 2020.
O Projeto Amigos da Esperança, ao completar três anos, celebra suas realizações e vislumbra planos para o futuro após um ano de conquistas de medalhas e de compromisso com a formação de crianças.