Acic lamenta morte de Rubens Costa, um dos fundadores da entidade empresarial

37

Falecimento foi registrado na noite de segunda-feira. Ele estava sofrendo do Mal de Alzheimer, mas foi diagnosticado com a Covid-19

Criciúma

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) lamentou o falecimento do empresário Rubens Costa, aos 94 anos, na segunda-feira (31). A história de Rubens Costa confunde-se com a da própria Acic e da cidade de Criciúma. Costa participou da fundação da entidade empresarial em 18 de junho de 1944, à época realizada no Cine Rovaris, na Praça Nereu Ramos.

Rubens Costa deixa um legado de importantes contribuições em prol do desenvolvimento socioeconômico da região. Grande líder empresarial foi pioneiro e visionário desde a adolescência. Em 1967, ao lado de sócios, deu início à Forauto Veículos, revendedora Ford.

“Perdemos um grande líder, empreendedor e empresário de sucesso. A Acic tem hoje uma base sólida, fruto da ousadia e do empreendedorismo de visionários como Rubens Costa”, destaca o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

Por toda a sua contribuição, Rubens Costa já foi lembrado pela Acic em diversas ocasiões. Mais recentemente, ao completar 75 anos, em 2019, a associação empresarial prestou suas homenagens ao empresário. O nome de Rubens Costa está eternizado em uma das salas do Centro Empresarial de Criciúma, sede entidade.

Vida empresarial

Três anos após a fundação da Acic, com apenas 21 anos, Rubens Costa prestou mais um serviço de destaque para a cidade ao trabalhar na primeira agência da Caixa Econômica Federal. Ficou dois anos no setor de Cadastro e Abertura de Contas do banco.

Já em 1949, quando a cerâmica começava a se tornar a atividade com maior expansão na cidade, Costa decidiu ir trabalhar no setor administrativo da Cerâmica Santa Catarina, a Cesaca, empresa que teve o seu pai, Mansueto, como um dos idealizadores.

Prestou, ainda, mais um papel importante a partir de 1957, quando passou a trabalhar como escrevente e mais tarde se tornou tabelião do Cartório de Registro de Imóveis, sucedendo a seu sogro, Elias Angeloni.

Em 1967, ao lado de sócios, deu início à Forauto Veículos, revendedora Ford que se mantém ativa até os dias atuais e hoje é administrada por seu filho, Renato Costa, empresário que também já participou da diretoria da Acic. Atualmente, o neto Renato Ferreira Costa, também faz parte da diretoria da associação.