É prioridade

O novo presidente da Câmara de Criciúma a partir de janeiro, Jair Alexandre (PL), tem na sua lista de prioridades tirar do papel o início da obra de construção da sede própria do Poder Legislativo de Criciúma. “Nós já estamos conversando desde o final do mês passado. Há um desejo dos vereadores então o presidente Salésio Lima montou um grupo para tratar deste assunto. Ele vai sair do papel sim porque é uma necessidade”, pontua o parlamentar. Jair ressalta, e com razão, as limitações da atual sede. Por lá não há espaço para a presença do público, o acesso é complicado já que está em um prédio, não tem estacionamento nem mesmo para os vereadores. “Isso sem contar o pagamento de meio milhão de reais todos os anos de aluguel”, reforça. A intenção, segundo o futuro presidente, é envolver a sociedade organizada e explicar a importância do projeto. “Estamos conversando com CDL, Acic, Forcri e mostrando que a obra é necessária. Nossa intenção não é buscar verba do município para obra. Vamos buscar recurso fora, buscar apoio emendas e fazer a coisa acontecer”.

Sem aumento

Questionei brevemente Jair Alexandre sobre a possibilidade de se discutir o projeto que trata do aumento no número de vereadores, criando mais quatro cadeiras no parlamento. “Ele admitiu que nos bastidores se fala sobre o assunto, mas que ele não é unanimidade e que, por isso, no momento não está na pauta.

Sem prazo

A conclusão do Viaduto sobre a Via Rápida deve ficar mesmo para o ano que vem. A obra ainda depende de um repasse de recursos do Governo do Estado para ser concluída. Segundo o coordenador Regional do Deinfra, Ademir Honorato ainda não há um prazo definido para que o dinheiro chegue. Como agora as empreiteiras devem entrar em período de recesso, obra finalizada mesmo só no ano que vem. Outra obra que talvez ganhe um ritmo diferenciado é a obra do Anel de contorno Viário. A última etapa da obra viveu um impasse na região do Rio Maina. Problema já foi superado, mas a obra ainda caminha lenta.

Seguindo

Em entrevista à Massa FM, Ademirzinho também destacou que a SC 445 segue seu ritmo e vem sendo respeitado ali o projeto que foi apresentado pela prefeitura. Quando a SC 108, em Cocal do Sul, ele ressaltou que o cronograma está sendo preparado e a obra está assegurada.

Faltando

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) informa que está ciente do desabastecimento de algumas vacinas pertencentes ao Calendário Nacional de Vacinação no estado. O desabastecimento se deve à indisponibilidade dos imunizantes no estoque do Ministério da Saúde (MS), órgão responsável pela compra de doses e distribuição a todos os estados brasileiros.  Devido a essa indisponibilidade, o estado de Santa Catarina não tem recebido as seguintes vacinas: hepatite A, varicela (catapora), tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola), vacina tríplice bacteriana (DTP), dTpa adulto (tríplice bacteriana acelular), tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), meningocócica C e Haemophilus Influenzae B (Hib).

Na Praia

Pré-candidato do PL à prefeitura do Balneário Rincão, o empresário Giorgio Bertan segue trabalhando para fortalecer cada vez mais seu nome na disputa pelo governo do município. Ele esteve essa semana, acompanhado do deputado Jessé Lopes, conversando com o governador Jorginho Mello e recebeu dele também o sinal verde para acelerar a pré-campanha. “O governador está conosco neste projeto para transformar o Rincão em uma referência em Gestão. Estamos muito confiantes e angariando cada vez mais apoio”, pontua Bertan.