Reconhecimento à reitora

A reitora Luciane Ceretta recebeu o título de cidadã catarinense em uma cerimônia na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, sendo homenageada pelo deputado estadual Júlio Garcia. Destacaram-se sua contribuição na concepção e aprovação do projeto de lei para o programa Universidade Gratuita, seu papel como líder feminina inspiradora e seu comprometimento nos conselhos educacionais nacional e estadual. O governador Jorginho Mello elogiou sua vibrante atuação, enfatizando a importância da educação, enquanto o prefeito Clésio Salvaro destacou a justiça e merecimento da homenagem. Luciane expressou profunda gratidão e emoção, ressaltando a grandiosidade do título para sua vida. De fato, a reitora da Unesc e presidente da Acafe é uma das figuras mais destacadas de Santa Catarina nos últimos anos. Uma liderança modelo de exportação que serve de referência para Santa Catarina e para o país.

O X é patrimônio

Por unanimidade, a Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou na sessão desta terça-feira o projeto que transforma o X Salada, aquele tipicamente criciumense, em patrimônio imaterial da cidade. Zairo Casagrande, autor do projeto, teve apoio de empreendedores locais que foram até o legislativo para acompanhar de perto a discussão. Recebeu apoio também dos demais parlamentares, que discursaram a favor da iniciativa. Zairo ressaltou mais uma vez que o projeto tem como foco reconhecer o esforço desses empreendedores que empregam família, criam pontos de encontro e movimentam a economia da cidade. “Que tal um festival do X Salada, para movimentar a gastronomia e o setor de eventos da nossa cidade. A ideia é essa é incentivar esse setor”, pontua.

Ainda na Câmara

A sessão, no seu horário político, foi marcada pela repercussão da Audiência Pública que debateu segurança no bairro Pinheirinho e que foi alvo de revolta do prefeito Clésio Salvaro. O vereador Toninho da Imbralit endossou a reação de Salvaro. “Fizeram média, foi isso mesmo”, disparou Toninho. “Tem que entender que o antigo Albergue foi criado no governo do Altair Guidi. Tem que parar com essa história de que se foi bom foi o papai, se foi ruim foi os outros”, emendou Neto Ugioni.

Alvos

Curiosamente, na sessão de ontem, os alvos das críticas, Nícola Martins e o secretário de Estado Ricardo Guidi, estavam cumprindo agenda juntos em Brasília e, exceto o vereador Júlio Kaminski, ninguém fez o contraponto.

Plano Diretor

O Plano Diretor de Içara deve ser votado na próxima semana. A projeção é do vereador Davi Nazário. “São duas sessões. Vamos encerrar a primeira sessão, convocar uma extraordinária e abrir em seguida para votar e encaminhar esse assunto, que já se arrasta há muito tempo, para a prefeita Dalvania Cardoso”, explica.

Com Bolsonaro

Bolsonaro, se quiser, já pode abrir uma loja de artigos esportivos para vender camisas de times de futebol de todo o Brasil e times de todos os tamanhos. Uma das mais recentes peças de sua coleção foi entregue pelo presidente do IMA Ibanez Zanette. Ele entregou ao ex-presidente uma camisa do Içara, claro, com o 22 às costas.

Jasti

O governo de Criciúma recebeu nesta terça-feira a confirmação de que a cidade será sede mais uma vez dos Jogos Abertos da Terceira Idade. “O prefeito Salvaro também esteve aqui na Fesporte e fez a defesa. Com isso, foi aprovada mais uma grande conquista para o esporte de Criciúma. Vamos receber os Jogos Abertos da Terceira Idade”, explica o Secretário Arleu da Silveira. Nos bastidores, o município também já trabalha para trazer para a cidade a fase estadual dos Joguinhos Abertos. Criciúma tem a seu favor os números positivos de eventos anteriores, a qualidade na organização e a condição das arenas esportivas.

Em Morro da Fumaça

A Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça foi alvo de uma operação policial nesta terça-feira. O assunto é tratado em segredo de justiça e as informações disponíveis à imprensa ainda são escassas. Estabelecimentos comerciais e residências na cidade também foram alvo da operação, que está sendo coordenada pela 2ª Delegacia de Combate à Corrupção, com sede em Tubarão. A ação inclui a execução de vários mandados de busca e apreensão simultaneamente nos locais designados, incluindo cidades vizinhas. Em princípio, a investigação apuraria fraudes em contratos do legislativo com empresas da área de informática. Em nota, o governo de Morro da Fumaça esclareceu não ter qualquer ligação com o caso. Confira: O Governo Municipal de Morro da Fumaça esclarece que a operação policial, em execução no município, na manhã desta terça-feira, 05, não envolve nenhum órgão do Executivo Municipal.