Instituição Comunitária do Sul é reconhecida ainda como a melhor universidade não estatal de Santa Catarina, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF)

Criciúma

No ano em que celebra os 55 anos e há poucos dias de ter sido reconhecida entre as dez universidades mais empreendedoras do Brasil, a Unesc reafirma a excelência no Ensino, Pesquisa, Extensão e Internacionalização. De acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF), um dos mais renomados instrumentos de avaliação acadêmica do país, divulgado recentemente, a Instituição de Ensino Superior (IES) Comunitária do Sul se consolida como a melhor Universidade não estatal de Santa Catarina, posicionada entre as 20 melhores não estatais do Brasil. A notícia foi apresentada e comemorada junto à comunidade acadêmica na quarta-feira (29).

A coleta das informações que resulta no ranking é realizada a partir da utilização de dados nacionais, internacionais e duas pesquisas de opinião realizadas pelo Instituto Datafolha. A edição 2023 da pesquisa avaliou todas as 203 universidades brasileiras. Para qualificação, consideram-se os critérios de Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização e um detalhado processo que mantém relação com alguns dos mais tradicionais rankings do mundo como o World University Rankings, o Times Higher Education World University Rankings e o Academic Ranking Of World Universities.

A dedicada produção científica e as conexões globais da Unesc corroboram a notável colocação. Na área da Pesquisa e da Internacionalização, a Instituição lidera o ranking entre as universidades não estatais do estado. Além disso, ocupa a terceira posição entre as IES não estatais de Santa Catarina, em Inovação, e destaca-se, em sexto lugar, no mercado educacional e no Ensino.

Segundo a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o reconhecimento demonstra a excelência acadêmica e a constante busca por Inovação e qualidade no Ensino, características marcantes da Unesc que reafirma o compromisso com o desenvolvimento regional e a formação de profissionais de excelência em diversas áreas do conhecimento.

“Em um ano histórico para Criciúma, tanto no campo esportivo quanto no acadêmico, a cidade se destaca não apenas como um berço de talentos no futebol, mas também como um polo educacional de destaque nacional, alçando-se à elite do ensino superior brasileiro”, observa Luciane.

Conforme ela, a Unesc é uma Universidade Comunitária que demonstra esse caráter, diariamente, ao contribuir com a sociedade e com o desenvolvimento social, econômico, ambiental, cultural e esportivo da região. “Estar neste ranking tão rigoroso e seleto confirma a posição de destaque que nossa Instituição assumiu ao longo de 55 anos de história. Estamos orgulhosos deste resultado e do crescimento contínuo da nossa Unesc”, acrescenta.

Destaque na Pesquisa

Os dados levantados pelo ranking posicionam a Unesc como a melhor Universidade não estatal, em Pesquisa, em Santa Catarina. No país, a Instituição figura no seleto grupo das 15 melhores não estatais na produção científica.

Esse é um reflexo do intenso trabalho de valorização da Pesquisa pela Unesc, que possui oito Programas de Pós-graduação em nível de Mestrado e cinco em nível de Doutorado. Juntos, somam 94 grupos de Pesquisa e mais de 418 projetos em andamento.

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) figura entre os melhores do país, com destaque internacional, sendo o único do Brasil em Universidade não estatal com nota máxima da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Internacionalização

A Universidade tem colhido os frutos dos investimentos em parcerias de cooperação técnico-científica e intercâmbio de estudantes com instituições estrangeiras, refletidos na sua posição no quesito de Internacionalização.

Com mais de 55 acordos internacionais, a Universidade conquistou a 12ª colocação no quesito Internacionalização. Em Santa Catarina, a Universidade lidera entre as Instituições de Ensino Superior não públicas.

Ensino e Inovação

Quando o assunto é Ensino, a Unesc ocupa o 6º lugar entre as IES não estatais de Santa Catarina e o 45º lugar no Brasil. Em Inovação, figura o 3º lugar entre as IES não estatais do estado e o 36º lugar no país.

Cursos em destaque

O reconhecimento da Unesc vai além. A instituição obteve cursos em diversas áreas do conhecimento posicionados entre os 10 melhores no RUF, considerando as Instituições Comunitárias do estado. Entre os destaques nos cursos estão 23 colocações entre os 200 melhores de todo o país. Esse resultado foi obtido com base em múltiplos indicadores, incluindo a avaliação de mercado e a qualidade de ensino.