A nova lagoa

O governo do Balneário Rincão lançou, nesta segunda-feira, o edital de licitação voltado para a revitalização da Lagoa do Jacaré. A expectativa é de que a empresa encarregada da obra seja anunciada até o início de janeiro do próximo ano. “Trata-se de uma iniciativa significativa que transformará este ponto turístico, já reconhecido, em uma atração ainda mais cativante para os residentes, turistas e veranistas. Nossa estimativa é que a obra tenha início nas primeiras semanas de janeiro”, ressalta o prefeito Jairo Custódio. Ele ressalta que o projeto está estimado em pelo menos 3 milhões de reais. “Os recursos foram assegurados por meio de uma emenda parlamentar do deputado Júlio Garcia (PSD), e também contamos com um percentual de investimento próprio”, destaca. Jairo explica que a “nova lagoa” terá espaço para academia ao ar livre, parque infantil e quadra de basquete. “Vamos ter também um campo para futebol suíço; o parque terá a mesma estrutura do da Zona Sul, que a criançada adora. Também vamos ter uma ligação da ciclofaixa da lagoa até a Avenida Leoberto Leal e a revitalização total da pista de caminhada e do paisagismo. Será uma nova lagoa”, projeta.

Um novo Rincão

Na entrevista à Massa FM, o prefeito ressaltou que vai fechar seu mandato consolidando a estrutura turística do Balneário Rincão. “Nosso projeto era assegurar essa estrutura segura para que os moradores e para os empreendedores. Mostramos uma cidade pronta para crescer, para se desenvolver e que vai ser referência”, ressalta o prefeito.

Reação

Alguns integrantes do governo e apoiadores da prefeita Dalvania Cardoso não viram com bons olhos a nomeação de Lizy Barcelos para integrar o governo. A leitura é de que os posicionamentos dela não comungam com a visão de direita da atual gestão. Apesar disso, a nomeação é decisão pessoal da prefeita.

Fies

O período de inscrição do processo seletivo para as vagas remanescentes do Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil, que seria encerrado na última sexta-feira, agora segue até o dia 30 de novembro. As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior do Ministério da Educação. O endereço é acessounico.mec.gov.br.

Em destaque

A Escola Biázio Maragno, de Morro da Fumaça, está entre as dez finalistas do Prêmio Lume, Luz na Educação. A escola foi eleita referência de 2023 entre as três regiões do Sul do Estado. O prêmio busca identificar, reconhecer, divulgar, estimular e premiar escolas de referência da rede pública municipal de Santa Catarina. A premiação é uma iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação do Ministério Público, Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Prejuízos

A rodovia que serve de acesso ao Balneário Esplanada está interditada por tempo indeterminado. A informação é do coordenador da Defesa Civil de Jaguaruna. Segundo Maicon Laureano, o asfalto na região do bairro Olho D’água foi destruído pelo rompimento de um talude de contenção em açudes de um areal. Além do asfalto, a rede elétrica, casas e estabelecimentos comerciais também foram afetados.