Ajuda mútua entre municípios em desastres naturais

O governo de Santa Catarina sancionou a Lei 242/2023 que autoriza municípios catarinenses a oferecer ajuda mútua em casos de desastres naturais. Apresentada pelo suplente de deputado estadual Gerri Consoli (PSD), a lei permite assistência entre municípios sem necessidade de declaração de calamidade ou emergência. A ajuda pode incluir fornecimento de máquinas, equipamentos, veículos ou pessoal, focando em eventos como inundações e deslizamentos. A legislação visa fortalecer a solidariedade e a capacidade de resposta em situações adversas.

Cancelamento de reunião

Após a audiência pública sobre a duplicação da SC 445, o Secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, Jerry Comper, cancelou uma reunião prevista para 5 de dezembro. A reunião, organizada por Jairo da Silveira (Jairinho) e deputados da bancada do Sul, visava discutir o segundo trecho da obra. O cancelamento, comunicado pelo deputado Pepê Colaço, ocorreu devido à audiência em Içara. A reunião buscava assegurar financiamento estadual para o projeto. Este cancelamento levanta preocupações sobre a continuação e o financiamento do projeto.

Operação tapa-buraco

A Prefeitura de Criciúma, sob a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, iniciou uma operação tapa-buraco após recentes chuvas fortes. Na sexta-feira (24), as equipes focaram na Avenida dos Italianos, que conecta as regiões do Pinheirinho e Rio Maina. O secretário Tita Belloli anunciou que os reparos também serão feitos na Avenida Centenário, com planos de restauração mais ampla previstos para o próximo ano. A operação visa restaurar a normalidade e melhorar as condições do asfalto, especialmente nos corredores de ônibus.

Convênio para projetos urbanos

A Prefeitura de Criciúma, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, estabeleceu um convênio com a Unesc para serviços técnicos de engenharia no valor de R$ 6,5 milhões, que abrangerá a elaboração de projetos urbanos, incluindo urbanização, creches, UBSs, escolas e pavimentação. Este acordo visa agilizar projetos e economizar recursos, reforçando a parceria entre o governo municipal e a instituição acadêmica.