Estudantes do 4º ano juntaram conhecimentos sobre animais e poemas para criarem projeto literário

Içara

Os pequenos poetas da Escola Lúcia de Lucca deram início a uma exposição de poesias na quinta-feira (26), no Paço Municipal Ângelo Lodetti, em Içara. Os alunos do 4º ano da instituição, ao aprenderem sobre produções literárias, tiveram a missão de criar versos e rimas sobre animais. Os trabalhos estão na Galeria de Arte Caio Borges em meio a outras obras de artistas içarenses.

“Cada criança escolheu um animal de sua preferência para produzir um poema. Para começar esse projeto, recebemos na escola a bióloga Aliciane Fogaça para uma apresentação sobre a vida animal e a importância que eles têm na natureza”, explica a diretora, Márcia Albino Rodrigues de Souza. Ao todo, 35 estudantes participaram da iniciativa, que foi batizada de Encontro de Poetas no Mundo dos Animais.

“Para a aprendizagem dos alunos, esse tipo de ação é de fundamental importância, já que trabalha a escrita, leitura, autoestima, criatividade e autonomia. O poema traz tudo isso. É preciso pensar em toda uma estrutura, pesquisar, se inspirar e ao final, escrever”, conta a professora coordenadora do projeto, Cristiane de Souza Casagrande.

Entre o repertório abordado, entraram cachorros, gatos, pássaros e diversos animais silvestres. “O papel da nossa galeria é esse, ser um espaço democrático e inclusivo para valorizar os artistas içarenses. Para nós, é sempre uma alegria receber exposições de escolas, creches, ou qualquer instituição da comunidade. Hoje, a Prefeitura tem um espaço que serve de cenário e inspiração para novos talentos”, comenta a curadora da Galeria de Arte Caio Borges, Luciana Geremias.