Temporais, no entanto, continuam a preocupar, pois todo o estado está muito encharcado

Da Redação

São 145 os municípios que registraram ocorrências em virtude das chuvas registradas desde o dia 4 de outubro no estado. Os dados estão no relatório da Defesa Civil divulgado ontem (16). São 126 os municípios que emitiram decretos de situação de emergência, o número também é o mesmo se comparado ao último relatório divulgado no domingo.

O estado registrou mais duas mortes devido às intensas chuvas, conforme o último relatório da Defesa Civil divulgado em 16 de outubro. As vítimas foram dois homens: um eletrocutado ao tentar remover um aparelho de ar condicionado em Três Barras e outro atingido por uma descarga elétrica enquanto cuidava do gado em Calmon. O estado tem ENTÃO confirmadas 6 mortes. As outras ocorreram em Palmeira, Rio do Oeste, Campo Belo do Sul e Rio do Sul, além de 1 ferido em Timbó.

Desde que as chuvas volumosas atingiram o estado no começo do mês de outubro, são contabilizados registros de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos em diversas regiões de Santa Catarina.

Situação de emergência

Até o momento, o Governo do Estado já distribuiu 91.941 itens de assistência humanitária para 25 municípios. Equipes municipais com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado além de contar com o apoio de órgãos federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal prestam atendimentos aos afetados.

Hoje

A atenção meteorológica continua, principalmente porque novos temporais devem ocorrer e o chão catarinense está muito encharcado. Ainda hoje (17), a chuva continua.

Nesta terça-feira (17), o dia já amanhece nublado e com chuva em grande parte das regiões. Ainda há risco para temporais persistem no decorrer do dia. Os acumulados devem ser elevados devido a intensidade da chuva, em especial nas áreas entre o Oeste e Planalto Norte. O risco é moderado a alto para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, assim como para alagamentos, deslizamentos e enxurradas e inundações, devido aos acumulados observados nos últimos dias. As chuvas ocorrem devido a formação e avanço de uma frente fria, em combinação com as instabilidades que já atuavam desde a segunda-feira. As temperaturas máximas oscilam entre 20°C e 24°C do Extremo Oeste aos planaltos. Os ventos sopram moderados de quadrante oeste.

Amanhã

Nesta quarta-feira (18) as instabilidades perdem força, mas o tempo ainda segue com bastante nebulosidade e deve ocorrer chuva fraca em todas as regiões, em especial nas áreas próximas ao estado do Paraná entre o Oeste e Planalto Norte. Devido aos acumulados observados nos dias anteriores, permanece o risco para deslizamentos e inundações. Os ventos sopram de quadrante oeste, com intensidade fraca. Com o predomínio de nebulosidade e os ventos de quadrante sul, as temperaturas não conseguem subir muito ao longo do dia. Dos planaltos as áreas litorâneas, as máximas não passam de 19°C. Na região do Grande Oeste as máximas marcam entre 20°C e 23°C.