Comércio na expectativa de vendas de última hora para o Dia das Crianças

12

Lojas devem ficar mais tempo abertas nesta quarta-feira para poder atender aos clientes

Criciúma e Içara

O Dia das Crianças chegou e os pais, padrinhos e parentes só tem mais esta quarta-feira (11) antes da data se não quiserem ver os jovenzinhos de cara feia nesta quinta (12). Para ajudar na estabilidade familiar, o comércio ficará aberto até mais tarde e está otimista com as vendas. Muitos estabelecimentos decidiram estender seus horários de funcionamento apostando no aumento da movimentação de consumidores em busca de presentes de última hora.

A recente pesquisa de intenção de compras revelou um avanço de 4,4% na intenção de gasto médio dos consumidores catarinenses em comparação com o ano anterior. “A expectativa de dispêndio médio é de R$ 246,54, o maior resultado nominal da série histórica,” destaca o relatório.

Em contrapartida, ao comparar os valores em termos reais, o crescimento apresenta uma ligeira queda de -0,2% em relação a 2022. No entanto, o cenário é amplamente favorável. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o evento deva movimentar aproximadamente R$ 470 milhões.

O Dia das Crianças é a terceira data mais relevante para o varejo nacional, superado apenas pelo Natal e o Dia das Mães. O clima de confiança é reforçado pelas declarações dos consumidores: 45,2% acreditam que sua situação financeira está equivalente ao ano anterior, 40,4% sentem-se em melhor posição e apenas 14,0% acreditam estar em situação pior.

Esses índices, considerados recordes, evidenciam a confiança crescente do consumidor. Em uma conjuntura onde os percentuais de “melhor situação” e “igual situação” são os mais altos já registrados, e o de “pior situação” é o mais baixo, o cenário é promissor para o comércio.