Transporte na pesquisa

Os horários do transporte público municipal de Criciúma são pauta de uma pesquisa lançada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Criciúma. O questionário pode ser respondido pela internet e seguirá ativo até sábado, dia 30 de setembro. Qualquer pessoa pode responder e sugerir melhorias. O principal objetivo é identificar as dores e necessidades da população para, posteriormente, levá-las aos órgãos responsáveis. A CDL entende que o transporte coletivo é essencial para movimentar o setor, levar os clientes até as lojas e, por isso, precisa ser constantemente aprimorado. Essa é a mesma visão que a CDL de Içara e outras entidades ligadas ao comércio têm. Um transporte coletivo bem organizado é fundamental para dar fluidez ao trânsito e melhorar os ambientes urbanos, mas é preciso políticas públicas claras e investimentos sérios no setor.

Câmara de Vereadores de Criciúma

A Câmara de Vereadores de Criciúma decretou luto oficial devido à morte do servidor público Alexandre de Lucca Cabreira. O funcionário do legislativo participava da Maratona de Criciúma quando sofreu um mal súbito. Cabreira foi socorrido, mas não resistiu. Tinha 50 anos e era apaixonado por corridas. Foi velado durante todo o dia no Crematório Milenium. Cabreira era uma figura excepcional. Trabalhei com ele quando foi produtor na Rádio Eldorado no final dos anos 90. Era um dos indivíduos mais inteligentes com quem já convivi.

Edital

A Secretaria de Estado da Educação publicou um novo edital da Bolsa Estudante que amplia as vagas oferecidas pelo programa. O edital beneficiará 6 mil estudantes matriculados no ensino médio ou ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos das unidades escolares da rede pública estadual. O valor total da Bolsa-Estudante será de R$ 2.840, divididos em cinco parcelas, referentes ao período de agosto a dezembro de 2023.

Sucesso

Mais de mil estudantes se reuniram neste sábado na Associação Empresarial de Criciúma para a realização das provas da segunda etapa do prêmio Acic de Matemática. Segundo o presidente da Acic, Valcir Zanette, o evento confirmou o sucesso e a consolidação do prêmio que surgiu para incentivar a educação e, em especial, o raciocínio lógico. Os alunos vencedores serão anunciados em um evento de premiação marcado para o dia 31 de outubro. Os finalistas receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados. Escolas e professores também serão agraciados com certificados de Honra ao Mérito.

Rejeição

O Ministério Público Federal pediu a rejeição e o arquivamento do projeto de lei que deseja proibir a união civil entre pessoas do mesmo sexo no Brasil. De acordo com a procuradoria, além de ser inconstitucional, a proposta afronta princípios internacionais e representa um retrocesso no que concerne aos direitos e garantias fundamentais das pessoas LGBTQIA+. A proposta tramita na Câmara e está agendada para votação nesta quarta-feira.

Segurança

O Aeroporto de Jaguaruna receberá um investimento para aumentar a segurança da pista. O estado foi autorizado a realizar a licitação para a contratação do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão para a cabeceira 23. Com essa obra, ambas as cabeceiras contarão com este equipamento vital que indica a rampa ideal de aproximação para os pilotos. O dispositivo será instalado até o final deste ano e sua implantação não afetará as operações do aeroporto.

Reforço

A prefeitura do Balneário Rincão adquiriu uma Ford Transit para o transporte de pacientes que necessitam de atendimento médico em outras cidades, como Florianópolis. Exames e consultas serão realizados com maior conforto e segurança para os usuários. O prefeito, Jairo Custódio, fez a compra, e sua equipe recebeu o veículo das mãos da gerente do grupo Forauto, Léia Guidi. Recentemente, a prefeitura adquiriu um veículo do mesmo modelo para transportar alunos especiais que necessitam de atendimento na Apae de Içara.