Chefe do Executivo de Criciúma conheceu o Centro de Engenharia e Geoprocessamento (Cegeo) e o Centro de Pesquisa e Estudos Ambientais (CPEA)
Criciúma
A estrutura e o grande potencial do Parque Científico e Tecnológico da Unesc (Iparque) foram apresentados ao prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, que visitou o Centro de Engenharia e Geoprocessamento (Cegeo) e o Centro de Pesquisa e Estudos Ambientais (CPEA). Há um ano e meio, a equipe do local presta serviços à prefeitura da cidade, período em que já finalizou 180 projetos, além de outros 56 que estão em andamento.
“O Iparque, maior e mais completo parque tecnológico do Sul de Santa Catarina, presta lindos e relevantes trabalhos aos municípios por meio de toda a expertise da Universidade que garantem a qualidade e a agilidade nos projetos elaborados, contribuindo, assim, com o desenvolvimento socioeconômico do Sul Catarinense. Receber a visita do prefeito Clésio Salvaro é uma honra, pois Criciúma é um dos grandes parceiros do nosso Parque Científico e Tecnológico”, enfatizou a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
“Além de toda a contribuição com a comunidade, o Iparque Unesc também está voltado à construção do conhecimento, uma vez que professores e alunos fazem parte do corpo técnico e atuam em pesquisas nas mais diversas áreas”, acrescenta.
Celeridade e precisão nos projetos
Todo o processo de elaboração de um projeto, desde o início até a conclusão e a posterior entrega ao Executivo Municipal criciumense, foi apresentado ao prefeito e à sua equipe. Atualmente, somente para Criciúma, os profissionais do Iparque concluem de três a quatro projetos por semana.
“Diariamente eu recebo prefeitos que me perguntam como conseguimos fazer tantos projetos e evoluir, e eu respondo: é porque temos a Unesc. Costumo dizer que a Prefeitura é uma extensão da Universidade, pois estamos cada vez mais integrados e eu sou muito grato por esta parceria por meio da reitora Luciane Ceretta. Muito mais que ter o professor e o acadêmico em sala de aula é usar o conhecimento produzido para ser investido na própria cidade”, relatou o prefeito Clésio Salvaro.
O Iparque integra as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão; a prestação de serviços para os setores público e privado; promove a Inovação, além da incubação e a instalação de empresas com base tecnológica, o que contribui com o desenvolvimento regional. Atualmente são 11 projetos em andamento somente na área de Pesquisa e Pós-graduação. Já com relação à prestação de serviços, o Iparque, que possui 60 colaboradores, já atendeu 350 clientes somente em 2023.
Ao agradecer a visita, o pró-reitor de Administração e Finanças, José Otávio Feltrin, relatou que o Iparque possui todas as condições, tanto de profissionais quanto de equipamentos e tecnologia, para atuar em todos os segmentos a que se propõem. “O Iparque, como um todo, atua no Ensino, na Pesquisa, na Extensão e na prestação de serviços. O Cegeo reúne tudo isso em um só lugar para beneficiar a comunidade. Este é um dos papéis da Universidade: dar agilidade e dimensionamento mais rápido e prático para o Município e a sociedade como um todo”, citou.
Com uma área de mais de 182,3 mil metros quadrados, o Parque Científico e Tecnológico da Unesc é composto pelo Instituto de Alimentos (IALI); Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas (IPAT); Instituto de Engenharia e Tecnologia (IDT) e pela Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (ITEC.IN). A estrutura do local é capaz de abrigar todas as atuais operações e ainda possui espaço para instalação de empresas incubadas.
“Agradecemos pela confiança do Executivo de Criciúma que lançou este desafio há cerca de um ano e meio. Temos colaborado por meio da parceria com a equipe técnica interna do Executivo, algo que evolui constantemente. Reforçamos a equipe tecnicamente e inovamos na elaboração dos projetos. Estamos dispostos e prontos para continuar com esta parceria”, salientou o diretor do Iparque, Renato Bastos.
O que disseram outras autoridades que visitaram o Iparque com o prefeito Clésio Salvaro:
Secretário de Governo, Arleu da Silveira: “O Governo de Criciúma tem aprovação de 90% da população, também devido à equipe. Obrigado a todos da Unesc, em nome da reitora Luciane Bisognin Ceretta que nos dá tranquilidade em ter uma Universidade como essa, que é o nosso alicerce e contribui em ter uma cidade cada vez mais bonita”.
Secretário de Obras, Tita Beloli: “Firmamos a parceria com a Universidade devido à sua expertise. Levamos a ideia para o prefeito, que validou e hoje a parceria é um sucesso. Este é o caminho, pois se a cidade está este canteiro de obras se deve também à equipe do Iparque”.