Exportações catarinenses registraram queda de 10,6% em relação ao mesmo período em 2022

51

Além disso, o Índice de Confiança do Empresário Industrial recuou 1,3 ponto entre agosto e setembro e passou de 53,2 pontos para 51,9 pontos

Da Redação

As exportações catarinenses registraram queda de 10,6% em relação ao mesmo período em 2022, quando o Estado atingiu seu maior montante mensal exportado na série histórica. Entre as causas indicadas por analistas estão a retração das compras pela China, segundo maior comprador de produtos catarinenses, e a desaceleração das exportações para os Estados Unidos, principalmente na demanda por motores elétricos e acessórios para veículos. Para amenizar a redução nas vendas externas, empresas catarinenses estão buscando novos mercados, com destaque para países do Oriente Médio.

Recuo na confiança do empresário

Além disso, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 1,3 ponto entre agosto e setembro e passou de 53,2 pontos para 51,9 pontos. Nesta pesquisa periódica da Confederação Nacional da Indústria (CNI) foram ouvidos cerca de 1.500 empresários brasileiros. Apesar da queda, o índice permanece acima dos 50 pontos, que é a linha divisória entre a confiança e falta de confiança, embora se encontre abaixo na linha da média histórica de 54,1 pontos. Entre as causas apontadas, a principal é a avaliação negativa do empresário industrial em relação à economia brasileira. Colaboração Joice Quadros.