Região Carbonífera continua como gravíssima no mapa de risco

30

No anúncio feito ontem pela Secretaria de Saúde, nove regiões continuam no vermelho

Da Redação

A Secretaria Estadual de Saúde atualizou ontem (19) o mapa de risco para a Covid-19, e mais uma vez a Região Carbonífera foi classificada como gravíssima, ficando na cor vermelha. As regiões do Extremo Sul Catarinense e da Amurel, que estavam como gravíssimas tiveram a situação amenizada e passaram para grave ficando na cor amarela. Desta forma, os municípios da Amrec terão que seguir o decreto com mais restrições, como a não circulação de ônibus e a suspensão do atendimento presencial nos órgãos públicos.

Ontem (19), as prefeituras da região trabalharam normalmente, até os prefeitos realizarem uma reunião para discutir as medidas a serem adotadas. Segundo o prefeito de Balneário Rincão, Jairo Celoy Custódio, o Ministério Público já notificou os municípios de Içara e Balneário Rincão para seguirem a portaria editada na segunda-feira pelo Governo do Estado, que suspendeu o atendimento presencial nos órgãos públicos.

No Estado, em estado de alerta estão o Extremo Oeste, Planalto Norte e Médio Vale Do Itajaí. O documento informa, no entanto, que a maioria das regiões abaixo do nível gravíssimo está em índice 3 de classificação, o que as deixa muito perto de subirem de classificação.

A classificação de risco da pandemia leva em conta o índice de isolamento social, a ampliação dos leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a testagem da população e o fluxo de atendimento.